terça-feira, 15 de maio de 2012

Trabalho Temporário

O trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, para atender a necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços, e está regulamentado pela Lei nº 6.019, de 03 de janeiro de 1974 e pelo Decreto 73.841, de 13 de março de 1974. A mesma lei condiciona o funcionamento da empresa de trabalho temporário ao prévio registro no Ministério do Trabalho e Emprego.

O registro é feito conforme a Instrução Normativa nº 14, de 17 de novembro de 2009, pela Secretaria de Relações do Trabalho, por meio do Sistema de Registro de Empresas de Trabalho Temporário - SIRETT.

Após registrada, a empresa encontra-se em condições de atuar na colocação de pessoal especializado para atender às necessidades transitórias da empresa tomadora dos serviços nos estados onde possuir filial, agência ou escritório.

Há possibilidade de a empresa de trabalho temporário atuar nos locais onde não possua filial, agência ou escritório. Basta inserir, no SIRETT, os dados do contrato de trabalho temporário celebrado nesses locais.

As instruções para prorrogação de contrato de trabalho temporário, para celebração deste por período superior a 3 meses e para o fornecimento de dados relacionados ao estudo de mercado estão previstas na Portaria nº. 550, de 12 de março de 2010.

O sistema está sendo desenvolvido para importação de arquivos em ambiente web/internet e ficará residente no site do Ministério do Trabalho e Emprego. Considerando que o volume de informações a serem prestadas ao aplicativo e para facilitar a sua utilização, o Sistema SIRETT está sendo preparado para ser alimentado alternativamente por um arquivo de dados gerado pelas empresas, de layout pré-definido.
Ao meu ver, é um grande oportunidade tanto para as empresas quanto para os trabalhadores. Os empregos temporarios tem contribuido muito para o desenvolvimento do pais, principalmente aqueles criados no final do ano e aqueles que surgemem dadas tais como dia das mães e dia dos namorados.
Referencia: http://www3.mte.gov.br/trab_temp/default.asp
Jailson Alves Moreira (174)

Um comentário:

  1. O legal do trabalho temporário é que as vezes a pessoa mostrando serviço, mostrando que é capaz e que fará a diferença na organização, ela tem muitas chances de ser efetivada. E aquelas pessoas que encaram o trabalho temporário como algo passageiro, não terá a mesma oportunidade.
    (Juliane 815)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.