segunda-feira, 14 de maio de 2012

CULTURA ORGANIZACIONAL

O que compõe a cultura organizacional de uma empresa é um sistema de valores mútuos compartilhados pelos membros que ela compõe, englobando todos os níveis que diferenciam as organizações umas das outras. É importante conhecer a cultura da empresa, onde, quanto maior o conhecimento desta, maior a sobrevivência no mercado.
Independente do tamanho da organização ou do segmento de mercado (produtos/serviços), cada organização possui sua identidade própria, onde sua cultura pode ser rígida ou flexível, inovadora ou conservadora. Trata-se de um conjunto de características que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade. Devendo o funcionário buscar conhecer a missão, visão e valores da organização.
Entender a cultura organizacional é de suma importância, pois o funcionário deve compreender sua existência no mercado, como foi criada e como é sustentada. Este, buscando o máximo de conhecimento do contexto da organização garantirá sua estabilidade na empresa, além de ajudá-lo a entender o comportamento dos colegas de trabalho.
O vídeo nos mostra o quanto é importante estar atento à tarefa a ser realizada, a interação com o grupo, e não ter medo de perguntar e se inteirar dos assuntos empresariais. Agir em equipe, sabendo que alguns estão em posição de decidir o que fazer, outros de aconselhar como fazer, outros em alavancar a produtividade, onde, apesar de discordâncias e discussões, e da diferença dos níveis hierárquicos, o importante para alavancar a empresa é a cooperação em equipe.




(Vania Barbosa-857)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.