sábado, 12 de maio de 2012

Os dois lados da Socialização!


Ao entrar em um novo grupo, a pessoa precisará conhecer e se adaptar aos  valores, crenças e normas que lhe permita comunicar e interagir dentro deste grupo.  Dessa forma, sempre que um novo indivíduo for selecionado para trabalhar dentro da organização deverá ser doutrinado através do processo da socialização que permitirá:

·         Internalização de valores da empresa em que o indivíduo está inserido para que ele consiga se adaptar e participar como membro.  

·         Interação do funcionário com a organização que às vezes requer renuncia de algumas de suas atitudes.

 
·         Uniformidade comportamental entre seus membros

·         Base para o entendimento, reduzindo significativamente as chances de ocorrerem conflito.
 
É interessante notar que a socialização te dois lados, sendo um processo de adaptação mútua, ou seja enquanto os novos membros aprendem os valores e normas estabelecidas pela empresa, este membro também tenta adaptar a empresa aos seus propósitos, já que a organização proporciona para o membro a redução da ambiguidade de seu papel e a sensação de segurança.


2 comentários:

  1. A socialização é um momento importante para o novo funcionário, pois é o momento em que ele irá conhecer tudo o que a organização preza e moldará as suas atitudes e seus comportamentos para se adequar ao que será esperado dele.

    ResponderExcluir
  2. Nas empresas a socialização mostra a cultura da empresa diante dos novos integrantes, mostrando que ela é rígida e verídica. Já a personalização pode indicar que a cultura é dinâmica e aberta as suposições básicas dos que chegam a ela criando um ambiente mutante. Fernanda (845)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.