sábado, 12 de maio de 2012

Recrutadores procuram fugir da primeira impressão



terça-feira, 3 de abril de 2012
por Fabiano Lopes
 

A primeira impressão é a que fica, diz o ditado. Mas será que a premissa pode ser aplicada aos processos de seleção? Recrutadores e especialistas reconhecem que o perfil do candidato começa a ser traçado a partir do primeiro contato, mas destacam que este perfil não pode ser considerado definitivo, ainda que não seja fácil fugir da validação resultante da primeira interação, ainda que curta. Para a consultora da DM Especialistas, Giuliana Hyppolito, os profissionais de RH devem fugir de preconceitos. “É preciso ouvir, observar e analisar”, diz ela. 

Para evitar a armadilha da primeira impressão, a área de Recursos Humanos da Basf, por exemplo, procura validar as competências dos candidatos ao longo das várias etapas do processo de seleção. “Contamos também com o apoio do gestor da área para avaliação das competências técnicas e há um consenso entre gestor e RH no final da seleção”, explica a gerente de Recursos Humanos da Basf, Juliana Justi. 

Ela lembra um caso envolvendo um candidato que estava bastante nervoso no primeiro contato e, ao final da entrevista, ele comentou sobre um problema pessoal, o que justificava sua atitude. Nas etapas seguintes do processo tudo ocorreu normalmente, mostrando que teria sido um erro eliminar o candidato pela primeira impressão. Juliana acredita que, nestes casos, a habilidade do selecionador é fundamental. [...]

O texto abordado se encaixa na parte de recrutamento de pessoas, estudado em sala de aula e ele se mostra muito interessante, porque ele nos mostra que o candidato na hora de sua entrevista ou de fazer seu currículo, não deve se acanhar no momento de se desculpar de algo que ele acha que não deu o seu melhor, mostrando ao entrevistador que ele pode render muito mais do que aquilo.

Ele leva em conta também, a questão de que os recrutadores estão deixando de lado algumas impressões imediatas dos entrevistados, pois sabem que algo poderia ter acontecido por ele não ter dado uma impressão melhor. (Leonardo Fonseca-825)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.