segunda-feira, 14 de maio de 2012

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS


Enriquecimento de cargos

Enriquecimento de cargo Significa a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar a adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca, através do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidades com as tarefas e retroação. Adequar o cargo ao crescimento profissional do ocupante. Aumentar deliberada e gradativamente os objetivos, responsabilidades e desafios das tarefas do cargo. 

Tipos de Enriquecimento de Cargos:
Enriquecimento vertical: busca tarefas mais complexas e maiores responsabilidades.
Enriquecimento lateral/horizontal: busca várias tarefas de igual complexidade e responsabilidade

Adequar o cargo ao ocupante melhora o relacionamento entre as pessoas e o seu trabalho. Inicia outras mudanças na organização e na cultura organizacional. Melhora a qualidade de vida no trabalho. Aumenta a produtividade. Reduz taxas de absenteísmo e rotatividade. Eleva a motivação intrínseca do trabalho, como também a sua satisfação.

As consequências negativas podem ser: sensação de ansiedade e de angústia nas pessoas e até o sentimento de exploração pela organização. O ambiente de trabalho influencia as expectativas das pessoas. os colaboradores apresentam resistência a mudanças das tarefas e a insegurança quanto à possibilidade de não aprender.

As motivações do desenho de cargo são: Percepção do significado do trabalho, percepção dar responsabilidade pelos resultados do trabalho, conhecimento dos resultados do trabalho.

Cecilia C Batista (61) 

Um comentário:

  1. Adorei o post!
    Sem dúvida alguma, quando um funcionário se sente satisfeito em seu cargo, seu trabalho será mais produtivo e, com isso, o desempenho da empresa crescerá cada vez mais. É muito importante o enriquecimento de um cargo, que faz o funcionário se sentir bem nele. Com certeza proporcionará melhores condições aos dois lados. Parabéns pelo post!
    http://homeroreis.com/

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.