segunda-feira, 14 de maio de 2012

SÍNDROME DE BURNOUT



A síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano.

Características: Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes.

Manifestação: A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

Maior incidência: Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada.

Sintomas: sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima.

Sintomas associados: Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais.

Diagnóstico: O diagnóstico leva em conta o levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho. Respostas psicométricas a questionário baseado na Escala Likert também ajudam a estabelecer o diagnóstico.

Tratamento e recomendações: O tratamento inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também ajudam a controlar os sintomas. Praticar exercícios físicos, ter momentos de descontração e laser. Mudanças no estilo de vida podem ser a melhor forma de prevenir ou tratar a síndrome de burnout; evitar o consumo de álcool e outros tipos de drogas.  Avaliar o quanto as condições de trabalho estão interferindo em sua qualidade de vida e prejudicando sua saúde física e mental.

Cecilia C Batista (61)

http://www.brasilescola.com/psicologia/sindrome-burnout.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.