sexta-feira, 11 de maio de 2012

Pessoas como Parceiras e não como Recursos


        Nos dias atuais ouvir dizer que as pessoas são o principal ativo da empresa é muito comum, porém o que percebemos na realidade é que são poucas as organizações que dão o merecido valor as pessoas.
       Muitas organizações tratam as pessoas como recursos e, como recursos essas pessoas são administradas, há um planejamento, organização, direção e controle das atividades do trabalhador, pois se acredita que os trabalhadores são passivos da ação organizacional.  O principal entrave que a organização tem ao encarar o trabalhador como recurso, se dá pelo fato de que elas podem perder vantagem competitiva e até mesmo capital, pois não aproveita todo o potencial que o trabalhador poderia exercer dentro de uma organização.
      As empresas só conseguiram ser bem-sucedidas quando elas visualizarem o trabalhador como fornecedor de conhecimento, habilidade, capacidade e inteligência, que adiciona valor para a organização. Quando uma organização adota os seus trabalhadores como parceiros da organização, há um grande avanço rumo aos objetivos globais, pois todos saem ganhando:  empresa, que terá mais resultados dos trabalhadores e os trabalhadores, que se sentiram mais valorizados dentro da organização.

Um comentário:

  1. É incrível como a maneira de se tratar as pessoas vai mudando de tempos em tempos, e uma mudança cada vez melhor, como podemos perceber que atualmente as pessoas são tratadas como Parceiras fornecedoras de conhecimentos, habilidades, Competências e, sobretudo, o mais importante à inteligência, que proporciona decisões racionais e dá significado e rumo aos objetivos globais da organização.
    Vânia Lúcia (1457)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.