domingo, 6 de maio de 2012

Avaliação do Desempenho Humano

 
          Na moderna organização não há mais tempo para remediar um desempenho sofrível ou abaixo da média. O desempenho humano precisa ser excelente em todos os momentos para que a organização tenha competitividade para atuar e sair-se bem no mundo globalizado de hoje.
          A avaliação do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela exerce, das metas e resultados a serem alcançados, das competências que ela oferece e do seu potencial de desenvolvimento. É um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as competências de uma pessoa e, sobretudo, qual é a sua contribuição para o negócio da empresa. Também é um excelente meio de localizar problemas de supervisão e gerência, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo, de localização de possíveis dissonâncias ou carências de treinamento de construção de competências e, consequentemente, estabelecer os meios e programas para melhorar continuamente o desempenho humano e também a qualidade de vida no trabalho.
          A avaliação do desempenho pode focar o cargo ocupado pelo colaborador ou as competências que ele oferece à organização como contribuição ao seu secesso. O termo competência é mais moderno e mais utilizado nos dias atuais pois refere-se à agregação de valores.
          Estão surgindo novos métodos de avaliação do desempenho que se caracterizam por uma colocação totalmente nova do assunto: auto-avaliação e auto direção das pessoas, maior participação do funcionário em seu prórpio planejamento de desenvolvimento pessoal, foco no futuro e na melhoria contínua do desempenho.
          A avaliação de desempenho precisa ser bem aceita pelos colaboradores ao invés de gerar conflitos e insegurança. Tem que ser vistar como uma forma de aprimoramento que pode conduzir o funcionário à melhoria, como por exemplo uma promoção ou incentivo; e de forma nenhuma pode ser recebida como um meio de punição.
          Logo, a avaliação do desempenho humano de um colaborador, mostra a ele como seu trabalho está sendo feito e permite a correção das falhas; sem essa retroação as pessoas caminham às cegas e a organização perde a oportunidade de agregar maiores valores a partir do desempenho de seus funcionários. (Ana Carolina, 91)

Um comentário:

  1. Na empresa onde trabalho, a Avaliação de Desempenho é um ótimo instrumento para corrigirmos alguns erros, melhorar cada vez mais os pontos positivos e direcionar novas ações e estratégias para melhorar o desenvolvimento da nossa equipe e da nossa empresa. (Emília-238)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.