segunda-feira, 30 de abril de 2012

LIDER X CHEFE

LIDER X CHEFE     

O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade. Augusto Cury
"Quem se comporta verdadeiramente como um chefe não toma parte na ação." (Lao Tsé)
De acordo com as frases de Augusto Cury, Lao Tsé e as aulas ministradas pela professora Fernanda Freitas, o líder lidera pelo exemplo, pela motivação pela capacidade de incentivo. Aconselha seus seguidores, tem capacidade de ouvir e volta atrás quando errado. Sabe como orientá-los e organizá-los. Já o chefe age pelo poder, comanda pela força, dá ordens, diz vai, gera medo, se preocupa com a “coisa” e enxerga o hoje. Nas atuais organizações vemos a necessidade da presença de um líder, pois ele deve sempre impactar positivamente o desempenho de todos na organização, criar oportunidades, superar obstáculos, identificar causas dos problemas que ocorrem e encontrar solução.

(Vania Barbosa-857)

Um comentário:

  1. Muito bem colocado, há grande diferença entre chefe e líder. E toda empresa que trata bem os seus colaboradores tem que ter como gestor um líder e não apenas um chefe. Quem quiser saber mais sobre as características de cada um, pode dar uma olhada no texto que acabei de postar: Líder versus Chefe. (Solange Dias-831)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.