segunda-feira, 23 de abril de 2012

Como recompensar pessoas?

Lembro-me de uma história, não sei de onde, que gostaria de compartilhar com todos. Um certo cientista resolveu fazer uma pesquisa de recondicionamento behaviorista. Ensinar dois macacos a fazer determinada coisa para se alimentar. Os dois, obviamente, aprenderam fazer, pois eram alimentados por bananas como uma forma de recompensa. Cada macaco permanecia em jaulas separadas (viam-se).


Em determinado momento um dos macacos passou a ser recompensados de forma diferente, não recebia bananas, recebia outra fruta (acredito que era uva - uma fruta que são loucamente apaixonados - gostam mais de uva do que bananas).


O outro macaco, vendo seu companheiro ganhar uma recompensa melhor que a dele, agia de maneira totalmente diferente agora. Começou a ficar agitado, agressivo, e já não mais fazia o que outrora aprendera. Mas ele não estava ganhando a recompensa (bananas)? Porque agora estava agindo diferente?


Acredito que acontece o mesmo quando se recompensa pessoas de maneira diferente. Usar o código de conduta, ou regimento interno, da organização para punir pessoas específicas, como forma de perseguição, não usar de maneira equânime e/ou recompensar aqueles que não merecem o suficiente, prejudica todo o ambiente organizacional.


Fico com os dizeres da professora Fernanda quando disse em sala de aula que o combinado não sai caro, ou melhor, vamos jogar limpo com todos, assim, não precisaremos recorrer ao julgamento pessoal e individualizado. A regra deve ser única, clara e para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.