sábado, 28 de abril de 2012

A função da empresa não é descartar pessoas, e sim desenvolver


A função da Empresa não é descartar pessoas, e sim desenvolver                                               
                 
Muitas empresas sofrem com a alta rotatividade de funcionários , o que nem sempre é bom porque acaba tendo um grande dispêndio de tempo para agregar e aplicar  outros novos , enquanto poderia usar esse mesmo tempo para capacitar melhor os que já estão inseridos na organização.

 Donos de algumas empresas tem uma idéia errada , pois pensam que no primeiro erro de seus funcionários eles devem ser descartados par a contratação de outros novos; mas a questão que as empresas devem avaliar é porque os seus colaboradores estão cometendo erros ou desmotivados a trabalhar.

A função de uma empresa é desenvolver pessoas , porque a experiência não se conquista ´´da noite para o dia´´, e para que ela tenha funcionários competentes deve investir neles e mantê-los ,  para uma empresa é mais interessante desenvolver quem  está   muito tempo dentro dela, alcançando sempre melhorias ,do que começar sempre do zero . Para desenvolver pessoas é necessário dizer as elas qual o seu papel dentro da organização, os resultados que são esperados delas e as competências que devem ser desenvolvidas.

Descartar pessoas em alguns casos é necessário, mas deve ser a última alternativa a ser analisada, antes é preciso ver o que fez com que as coisas chegassem a esse ponto.



Ana Paula da Silva-861




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Achei super interessante sua postagem Ana, pois isso infelizmente é uma realidade de muitas empresas. As pessoas envolvidas neste processo (gerentes, donos de empresa..) devem tomar um cuidado especial quando se trata de demitir ou nao um funcionário. Concerteza para a empresa e mais vantajoso buscar desenvolver as habilidades e conhecimento do mesmo, tentar resolver problemas que estão atrapalhando seu desempenho dentro da organizacao do que apenas mandá-lo embora. Creio que para o funcionário essa também seja a melhor opção. O custo para empresa será mais alto se ela apenas descartar o funcionário que não esteja atingindo os objetivos da organização como esperado, do que buscar desenvolvê-lo. Portanto, o melhor a se fazer no caso das empresas é proporcionar atividades que desenvolvam o potencial e as qualidades de seus funcionários, desenvolver o capital intelectual dos mesmos, o que consequentemente reduzirá o grau de rotatividade da empresa, conservando sua imagem no mercado. (Maisa-827)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.