sábado, 28 de abril de 2012

O começo da Gestão de Pessoas em uma empresa


Começo da Gestão de Pessoas em uma empresa

A função da gestão de Recursos Humanos e gerir pessoas sendo elas : Colaboradores e  Líderes. Lidar com pessoas não é fácil,  cada um tem uma complexidade e individualidade diferente , sendo assim possível ocorrer muitos conflitos organizacionais.

O setor de RH é uma ferramenta muito importante para o sucesso da organização, sua função vai muito além de rotinas burocráticas administrativas de departamento pessoal, ele é o maior responsável por desenvolver pessoas que são o capital humano da empresa. Estamos em uma era em que se é exigido cada vez mais das pessoas, para isso essas devem estar satisfeitas para que possam atender as expectativas.

Para a iniciar a Gestão de Pessoas em uma organização há certas ações que devem ser seguidas, são elas :

Elaborar um planejamento estratégico de RH ( É preciso analisar a situação atual do ambiente, identificando pontos que podem ser melhorados, estabelecer políticas e condutas, traçar objetivos, metas e estratégias para o RH).

Estruturar e padronizar processos e rotinas (Refere-se a organização dos processos, criação de formulários, padrões para recrutamento e seleção, controle de benefícios, etc).

Clima Organizacional (Relacionado a aplicação de questionários para identificar como está a motivação, relacionamento, perspectivas, entre outros. Através dos resultados será possível obter idéias sobre quais projetos podem ser desenvolvidos no futuro da organização).

Comunicação Interna ( É necessário haver pequenas ações como um Mural, e-mails ou jornais informativos podem melhorar bastante a troca de informações. Encontros para comemorar aniversários também são um ótimo momento para desenvolver as relações.).

Treinamento e Desenvolvimento ( Os cursos e treinamentos podem e devem ser oferecidos aos colaboradores: sejam de informática, português, atendimento ao cliente ou comportamentais).

Avaliação de Desempenho (As pessoas sentem necessidades de serem avaliadas, de receber feedback e de saber o que podem melhorar. Essa ferramenta é útil para estimular a reflexão do colaborador sobre o seu desempenho, criando uma visão de futuro dentro da empresa e motivando-o para planejar a sua carreira.).




Ana Paula da Silva-861

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.