quinta-feira, 26 de abril de 2012

Trabalho visto como Tripalium ou Póiesis?


Certa feita, em uma das aulas ministradas pela Profª. Fernanda Freitas, foi feito um comentário acerca de como o trabalho pode ser visto pelas pessoas dentro das organizações e isso me chamou bastante atenção.Uma das maneiras abordadas se intitula TRABALHO COMO TRIPALIUM  ( do latim significa um instrumento de três paus utilizado para tortura e castigo) . Vivemos em tempos onde muitas vezes as pessoas não tem a oportunidade de escolher um trabalho onde elas possam se realizar e ter suas potencialidades desenvolvidas e ainda mais, tempos onde elas são submetidas á muitos estímulos contraproducentes que atrapalham suas funções e cargos. Daí então a visão de ter que trabalhar por salários e por obrigação, daí as reclamações nos domingos pela chegada das segundas, daí a falta de comprometimento das pessoas com as organizações em que trabalham e a insatisfação em uma via de mão dupla, o "sistema" morrendo para as pessoas e as pessoas morrendo para o "sistema".

 Porém existe uma outra ótica para se observar o trabalho, a qual podemos intitular Póiesis ( originada dos gregos hedonistas tendo significado inicial de criação, ação, confecção, fabricação e posteriormente, arte da poesia e faculdade poética.) Nesta visão o trabalho funciona como uma ponte para a realização dos indivíduos, eles se realizam realizando o trabalho.É notório e imprescindível nesta, o prazer e a satisfação, que provavelmente vêm atrelados á uma Qualidade de Vida no Trabalho. 

A maneira como fazemos as coisas e os resultados obtidos estão interligadas com a motivação e a razão por fazê-las. A poesia é algo que representa com fidelidade as impressões da alma, daí o trabalho visto como Póiesis está intimamente ligado com a doação do indivíduo inteiramente naquilo em que faz.A figura acima é um exemplo de pessoas que desempenham seu trabalho apenas por cobrança ou pressão dos chefes.

Fica um ponto para os internautas meditarem: seu trabalho tem sido Tripalium ou Póiesis? Lembre-se de que você faz suas escolhas e elas fazem você. Escolha ser um poeta de sua história, fazendo e refazendo aquilo que te dá maior satisfação e aquilo em que você será vitorioso e bem-aventurado!

Lara Luíza  830

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.