sábado, 28 de abril de 2012

Gestão da Carreira



Nós que somos estudantes de administração quando ouvimos a expressão “Gestão da Carreira” logo pensamos em nosso futuro, como estaremos daqui a 4,5,10 ou mais anos. Abriremos um negócio, ingressaremos na área acadêmica, seremos gestores em quais áreas, prestaremos concursos? Entende-se por carreira: “... seqüência de posições e atividades desenvolvidas por uma pessoa ao longo do tempo, em uma organização.” Como por tradição as empresas elaboram um plano de carreira para seus funcionários prosperarem hierarquicamente na organização. Hoje podemos verificar uma nova configuração das empresas, pois elas estão mais horizontalizadas e a carreira com base em cargos está perdendo espaços para carreira baseada nas competências. Ao invés de se planejar a carreira aproveitam-se as rápidas oportunidades que surgem no interior da organização. Como disse anteriormente, quem se preocupa com o plano de carreira não são mais as empresas, mas sim cada pessoa que deve administrar sua carreira profissional e ainda tem que ser esperto para ajustá-la a esse mundo globalizado e que está em constantes transformações. Há uma gama de possibilidades as quais podemos implementar para alcançar nosso sucesso profissional. Cabe a nós nos conhecermos, assim identificando talentos e usar de bom senso para desenvolver essas potencialidades e aplicá-las nos momentos oportunos.

Bruno S. de O. Ribeiro (852)


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