Nós que somos estudantes de administração quando ouvimos a
expressão “Gestão da Carreira” logo pensamos em nosso futuro, como estaremos
daqui a 4,5,10 ou mais anos. Abriremos um negócio, ingressaremos na área
acadêmica, seremos gestores em quais áreas, prestaremos concursos? Entende-se
por carreira: “... seqüência de posições e atividades desenvolvidas por uma
pessoa ao longo do tempo, em uma organização.” Como por tradição as empresas
elaboram um plano de carreira para seus funcionários prosperarem
hierarquicamente na organização. Hoje podemos verificar uma nova configuração
das empresas, pois elas estão mais horizontalizadas e a carreira com base em
cargos está perdendo espaços para carreira baseada nas competências. Ao invés
de se planejar a carreira aproveitam-se as rápidas oportunidades que surgem no
interior da organização. Como disse anteriormente, quem se preocupa com o plano
de carreira não são mais as empresas, mas sim cada pessoa que deve administrar
sua carreira profissional e ainda tem que ser esperto para ajustá-la a esse
mundo globalizado e que está em constantes transformações. Há uma gama de
possibilidades as quais podemos implementar para alcançar nosso sucesso
profissional. Cabe a nós nos conhecermos, assim identificando talentos e usar
de bom senso para desenvolver essas potencialidades e aplicá-las nos momentos
oportunos.
Bruno S. de O. Ribeiro (852)
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