quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mas afinal, o que é competência?



O termo Competência relacionando-se ao R.H. surgiu na década de 70.É comum ouvirmos as pessoas referenciar competência no cotidiano apenas como uma habilidade ou aptidão de certas pessoas para resolver problemas.  Não é neste sentido restrito que iremos tratar neste post.

Para  Phillippe Perrenoud- "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos(saberes, capacidades, informações, etc) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações."

Assim a competência envolve habilidades e ação sim, mas também não se restringe somente á elas. A competência precisa ser uma ação que agregue valor em determinadas situações.Me recordo bem quando a Profª. Fernanda Freitas em uma de suas aulas afirmou que para desenvolver competência não adianta ter só saber, é preciso analisar e ter habilidades para estabelecer e fazer acontecer.Sendo assim, podemos propor que uma pessoa dotada de competências, um talento, são aquelas que:

1- Sabem conceitualmente (ligado á qualificação) : conhecimento

2-Sabem fazer ( ligado á experiência funcional) : habilidade

3-Sabem agir ( ligado á capacidade de obter resultados) : atitude

Colaboradores dotados de competência irão agregar valor para a empresa, principalmente econômico e para si mesmos, socialmente falando. Elas agirão como um diferencial competitivo e serão de suma importância para os desafios enfrentados pelas organizações em um mercado tão heterogêneo e competitivo.Assim como as estratégias, por vezes as competências demandadas precisarão ser específicas para cada situação e circunstância.Uma ação competente precisará ser acertada, coesa, precisa e bem fundamentada. Precisará ir de encontro á real necessidade da organização e solucionar o problema. Na verdade, uma análise competente poderá até mesmo evitar o problema, antecipá-lo e não apenas remediá-lo.Portanto caros colegas, tendo em vista tudo isso, precisamos nos preparar de maneira que estudando não venhamos apenas adquirir conhecimentos, mas sim saber analisar, ter capacidade de abstração e saber fazer acontecer.

Finalizo com uma frase que me fez refletir em uma dada ocasião: " Quem quer procura um meio, quem não quer procura uma desculpa." Ou seja, quem quer fazer acontecer procurará um meio para tal, ao invés de apenas se apoiar em desculpas de impossibilidade e dificuldade.

Sejamos competentes em tudo que fizermos porque em algum lugar e em algum tempo isso será visto, comentado e lembrado!


Lara Luíza  830



Um comentário:

  1. A questão não é fazer ou saber TUDO, mas ser bom em tudo que escolher. É preciso saber , saber fazer , e aplicar. (Ana Paula-861)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.