sábado, 28 de abril de 2012

Cultura Organizacional


Há certa crença, de que as coisas sempre foram daquela forma e não há o que questionar, se todos agem do mesmo jeito ao chegar ao ambiente de trabalho  isso se torna uma norma.
A comunidade com os indivíduos e sua cultura é que verdadeiramente "cria" a organização. A cultura organizacional, por sua vez, é formada por políticas internas e externas, sistemas, crenças, valores e clima organizacional.
Todas as empresas, independentemente do tamanho, do segmento em que atuam e dos bens ou serviços que produzem, possuem cultura organizacional, formalmente instituída ou não.
A cultura organizacional é o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa ou integração interna e que funcionou bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.
De uma forma sucinta cultura organizacional é a forma com que os colaboradores percebem as características da cultura da empresa. Aceitar essa cultura, compreender sua função, entender como ela é criada, sustentada e aprendida pode melhorar a sua capacidade de sobrevivência na empresa, além de ajudá-lo a explicar e prever o comportamento dos colegas no trabalho.
A meu ver precisamos trabalhar em empresas com valores condizentes com os nossos para atingirmos a plena satisfação no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.