quinta-feira, 26 de abril de 2012

METODOLOGIA COMPROVA QUE INVESTIR EM GESTÃO DE PESSOAS AUMENTA RESULTADOS

          A revista FAE BUSINESS de número 11 publicou em junho  de 2005 uma matéria sobre uma pesquisa realizada pelo Grupo O Boticário que tinha como objetivo reforçar a afirmação que as teorias de gestão  de  pessoas fazem ao destacar que o investimento em tal  área traz resultados positivos  para a empresa na prática. Vale lembrar que O Boticário é uma das empresas brasileiras que mais investe em gestão de pessoas.
          O grupo encontrou em Priceton, nos Estados Unidos, a metodologia que  os  apoiou na realização do projeto. Eles usaram uma mecânica que permitiu o desenvolvimento da análise gerencial do  perfil e potencial de cada franqueado e a aplicaram em um grupo escolhido aleatoriamente. A próxima etapa foi a coleta de  informações relacionadas à produtividade e rotatividade dos funcionários de  cada um dos franqueados escolhidos e, também, os resultados das vendas nas empresas. Ao final  da pesquisa a tese apresentada foi validada como mostra o seguinte trecho retirado do texto " Identificamos, por exemplo, que as pessoas analisadas com maior potencial para gestão de pessoas têm menor rotatividade de pessoal em suas lojas, demitem menos e desenvolvem mais. (pg. 26)."
          A partir do resultado dessa pesquisa, o grupo resolveu ampliar o estudo por toda a rede de lojas avaliando o perfil de todos os franqueados e enviando  informações sobre quais características deveriam desenvolver para melhorar seu desempenho. Também o processo de seleção pelo qual passam os novos franqueados contou com a análise baseada nos melhores perfis da rede, uma forma que a empresa encontrou de antecipar a análise do futuro desempenho do possível novo colaborador.
          A correlação entre o  perfil  do franqueado e o resultado econômico comprovou na prática o que a teoria afirma trazendo  o  resultado  esperado pelo grupo O Boticário abrindo novos horizontes para o mesmo. Pode-se frizar também a grande importância de pesquisa e desenvolvimento para a  estratégia e planejamento empresarial, afinal, não é por simples acaso que algumas empresas são extraordinariamente mais bem sucedidas que outras, o mérito é alcançado pela excelência e esta, por sua vez, surge da capacidade empreendedora  do administrador.
          Abaixo segue o link para quem sentir vontade de ler a matéria.
http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_fae_business/n11/casos_franqueados_boticario.pdf

Um comentário:

  1. É verdade! para ser um bom gerente não precisa de cara feia e mau humor, e sim saber lidar com as pessoas e respeita-las. Eu acho que a gestão de pessoas é um dom que pode ser aperfeiçoado com o tempo.
    Cecilia C. Batista ( 61 )

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.