domingo, 29 de abril de 2012

Planejamento Estratégico



Planejamento estratégico

O planejamento estratégico consiste em um forma de organizar idéias com relação  a uma certa questão estabelecendo assim objetivos e metas com a intenção de atingir resultados. Deve-se observar fatores internos e externos a organização para só depois definir as melhores alternativas.

Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, não basta  para uma empresa apenas oferecer seus produtos e serviços , ela tem que mostrar para as pessoas porque o que ela oferece tem um diferencial. Para isso as organizações precisam cada vez mais utilizar estratégias e fazer planejamentos para não ficar em desvantagem frente aos seus concorrentes.

Existem três tipos de organização: Aquelas que fazem acontecer , as que observam acontecer e as que se espantam com o que aconteceu. Uma organização que quer se manter no mercado deve  FAZER ACONTECER,  em um ambiente competitivo não há espaço para seguidores e sim para inovadores.

Para implementação do planejamento estratégico em uma empresa é preciso entender que ele apresenta cinco características fundamentais, são elas :
-Adaptação da organização a um ambiente mutável: Deve-se observar sempre o meio em que a empresa está envolvida antes de tomar qualquer decisão, devido a este estar sempre em constante mudança.
-Orientação para o futuro: É preciso pensar sempre a longo prazo, , enfrentar obstáculos atuais almejando uma recompensa futura.
-Compreensão: É preciso que envolva a organização como um todo, o papel das pessoas é fundamental nesse aspecto. Idéias não devem ficar apenas no papel , mas na cabeça e no coração de todos os envolvidos.
-Construção de consenso: Devido aos diversos interesses organizacionais, deve-se respeitar a todos os envolvidos , buscando atender as necessidades de todos. Para tanto é preciso que todos aceitem as decisões tomadas.
-Aprendizagem organizacional: O planejamento existe para a adaptação da organização em um certo ambiente, isso a educa a ser mais flexível aprendendo a ajustar-se a um ambiente complexo, competitivo e sujeito a mudanças.

O primeiro passo para avaliação do Planejamento estratégico em uma organização é avaliar:
- Quem  somos?
- Onde queremos chegar?
- Como atingiremos nossos objetivos?


Ana Paula da Silva-861

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.