domingo, 22 de abril de 2012

Chefe x Líder

Ao contrário do que muitos pensam, ser Líder não é ser Chefe. A vontade de chegar ao posto de chefia é vontade de muitos. Mas, será que as características de um chefe estão mesmo sento tão procuradas pelas organizações? A resposta é NÃO! O Chefe, diferente do líder, gera medo, enxerga o hoje, comanda, diz EU, age de acordo com o poder, comanda sem questionar. Já o Líder gera respeito e entusiasmo, diz NÓS, vislumbra o amanhã, faz com que as pessoas queiram fazer, usa a comunicação como instrumento chave para servir e ser servido, busca através de treinamento uma melhora contínua, supera obstáculos através de determinação e iniciativa, ele motiva e inspira as pessoas. Enfim, eis então a questão: Ser chefe ou ser líder? (Maisa- 827)


3 comentários:

  1. Essa questão de ser líder ou ser chefe, sem dúvida envolver diversos fatores como você mencionou Maísa. O líder aparece como peça chave em uma equipe, e ele agindo de forma a motivar as pessoas, proporciona um clima mais agradável e aumenta as chances de resultados melhores para a organização. Sua tarefa talvez seja mais difícil que a de um chefe, porque além de se preocupar com suas funções, ele pensa em desenvolver suas equipes de forma a fazer com que elas realmente vistam a camisa da empresa e atinjam os objetivos propostos por ela com maior interação e compromisso.
    Um líder mesmo sem autoridade consegue o respeito dos liderados, ser seguido e unir um grupo, portanto quanto a questão, ser líder ou ser chefe, o que eu tenho a dizer é que ser líder por si só já é uma grande vantagem, mas, creio que um líder também precisa ser chefe e saber agir com pulso forte e firmeza!
    Encontrei um artigo intitulado “As 10 características dos grandes líderes”, escrito por Raúl Candeloro, que achei muito interessante, nele é possível percebermos que ser ou não um líder, só depende de nós. Quem interessar, o link é o seguinte:

    http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/as-10-caracteristicas-dos-grandes-lideres/31676/

    Lidiane Alves de Deus (849)

    ResponderExcluir
  2. Ao meu modo de ver, essa tema envolve uma questão que é muito mais pessoal do que simplesmente teórica, pois chefe qualquer um pode ser, basta abrir um negócio e contratar um subordinado e pronto, agora ser líder requer vocação, porque um líder precisa conseguir seguidores com seu carisma e dedicação, e convencer mais do que seus subordinados, mais também seus chefes!
    Pedro Augusto Alves Ladeira (er00823)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.