domingo, 29 de abril de 2012

Grupo X Equipe


      No Grupo, o todo é maior que as partes (como numa Gestalt), ou seja, um grupo se constitui numa nova identidade sendo mais do que apenas o somatório de seus membros. Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades e podem ter o mesmo interesse. As pessoas decidem e agem de maneira individual. Não há intercâmbio de ideias, resultam e uma soma de esforços das pessoas e há interação emocional e afetiva.      
      A equipe, são conjuntos de pessoas com objetivo comum em mente, tem os mesmos interesses, decidem e agem de maneira conjunta, tem forte intercâmbio de ideias, seus esforços se multiplicam e há uma forte interação emocional e afetiva. As equipes são mais do que simples grupos humanos, pois elas têm características que os grupos não têm.

 "TODA EQUIPE É UM GRUPO, MAS NEM TODO GRUPO É UMA EQUIPE". 

Grupo                                                                                  Equipe
                                                                      

Leia também no portal de gestores de pessoas um texto completo sobre esse assunto.
http://www.gpportal.com.br/2011/06/saiba-diferenciar-grupos-x-equipes.html

(Emília Vargas-238)

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Podemos perceber que as equipes são mais produtivas que os grupos, equipes agem de maneira conjunta entre seus membros enquanto grupos de maneira individual, o que os enfraquece.

    (Ana Paula da Silva-861)

    ResponderExcluir
  3. Como as equipes têm uma consistência maior, é importante utilizar ferramentas no ambiente de trabalho que incentivam os colaboradores o espírito de equipe, pois quereno ou não, muitos processos de uma empresa são interligados, e para que não haja capacidade ociosa de tempo ou esforço repetitivo entre as atividades é importante ter equipes trabalhando ao invés de grupos. (Diuleígor Tolentino - 833)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.