domingo, 29 de abril de 2012

Grupo X Equipe


      No Grupo, o todo é maior que as partes (como numa Gestalt), ou seja, um grupo se constitui numa nova identidade sendo mais do que apenas o somatório de seus membros. Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades e podem ter o mesmo interesse. As pessoas decidem e agem de maneira individual. Não há intercâmbio de ideias, resultam e uma soma de esforços das pessoas e há interação emocional e afetiva.      
      A equipe, são conjuntos de pessoas com objetivo comum em mente, tem os mesmos interesses, decidem e agem de maneira conjunta, tem forte intercâmbio de ideias, seus esforços se multiplicam e há uma forte interação emocional e afetiva. As equipes são mais do que simples grupos humanos, pois elas têm características que os grupos não têm.

 "TODA EQUIPE É UM GRUPO, MAS NEM TODO GRUPO É UMA EQUIPE". 

Grupo                                                                                  Equipe
                                                                      

Leia também no portal de gestores de pessoas um texto completo sobre esse assunto.
http://www.gpportal.com.br/2011/06/saiba-diferenciar-grupos-x-equipes.html

(Emília Vargas-238)

4 comentários:

  1. Podemos perceber que as equipes são mais produtivas que os grupos, equipes agem de maneira conjunta entre seus membros enquanto grupos de maneira individual, o que os enfraquece.

    (Ana Paula da Silva-861)

    ResponderExcluir
  2. Como as equipes têm uma consistência maior, é importante utilizar ferramentas no ambiente de trabalho que incentivam os colaboradores o espírito de equipe, pois quereno ou não, muitos processos de uma empresa são interligados, e para que não haja capacidade ociosa de tempo ou esforço repetitivo entre as atividades é importante ter equipes trabalhando ao invés de grupos. (Diuleígor Tolentino - 833)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.