quarta-feira, 25 de abril de 2012



 LIDERANÇA E SUPERAÇÃO

               O filme "Escritores da Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007) aborda a estória verdadeira da professora Erin Gruwell que iniciou sua prática em 1994 na Woodrow Wilson High School em Long Beach, California. Como estagiária, foi atribuída a classe com os alunos de menor desenvolvimento estudantil, muitos deles pertenciam a gangues rivais e, num primeiro momento, não simpatizaram com ela. Mas esse desafio educacional em um contexto social problemático não a intimidou e ao perceber os grandes problemas enfrentados por tais estudantes, a professora Erin resolveu adotar novos métodos de ensino-inovou dentro de sala de aula contra a vontade de seus chefes-, ainda que sem a concordância da diretora do colégio. Para isso, a educadora entregou aos seus alunos um caderno para que escrevessem, diariamente, sobre aspectos de suas próprias vidas, desde conflitos internos até problemas familiares. Ademais, a professora indicou a leitura de diferentes obras sobre episódios cruciais da humanidade, como o célebre livro "O Diário de Anne Frank", com o objetivo de que os alunos percebessem a necessidade de tolerância mútua, sem a qual muitas barbáries ocorreram e ainda podem se perpetrar.
             E foram esses diários que se transformaram em um livro, The Freedom Writers Diary, depois disso, Gruwell e seus alunos fundaram a Freedom Writers Foundation.
Ela escreveu um livro de memórias sobre suas experiências Ensinar com o coração:Lições que Aprendi com os Freedom Writers.
             Com o passar do tempo, os alunos vão se engajando em seus escritos nos diários e, trocando experiências de vida, passam a conviver de forma mais tolerante, superando entraves em suas próprias rotinas. Assim, eles reuniram seus diários em um livro, que foi publicado nos Estados Unidos em 1999, após uma série de dificuldades. É claro que projetos inovadores como esse, em se tratando de estabelecimentos de ensino com poucos recursos, enfrentam diversos obstáculos, desde a burocracia até a resistência aos novos paradigmas pedagógicos. Em países como o  Brasil, então, as dificuldades são imensas, mas superáveis, se houver engajamento e esforços próprios.
             Nesse sentido, o filme "Escritores da Liberdade" retrata o exemplo de superação individual e coletiva desenvolvida  por Erin Gruwell que sem  sombra de dúvidas é um exelente exemplo de liderança. Sua perceverança e capacidade de liderar promoveram a pior turma de alunos de uma escola ao mérito. Ajudar as pessoas a ajudarem a  si mesmas despertando seus potenciais, isto sim é liderança não apenas acrescenta, mas, faz a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.