domingo, 22 de abril de 2012

Líder x Chefe

 

 
O que ocorre, é que muitas vezes o termo liderança e chefia são tratados como sinônimos, quando na realidade existe uma diferença fundamental entre ser líder e ser chefe. Ser líder é saber motivar as pessoas, através do exemplo, é conhecê-las e saber orientá-las para descobrirem o melhor que podem ser, é ser seguido por respeito e crença nas suas idéias. Enquanto ser chefe, é usar o cargo que ocupa para intimidar e oprimir, estabelecer e impor os objetivos organizacionais, sem levar em conta as necessidades dos funcionários, e assim acaba por abafar o potencial dos colaboradores, um chefe é seguido por medo.  Segue abaixo um link que representa bem essas distinções.
(Andréia Vilela – 780)

4 comentários:

  1. O líder é sempre chefe, porém, nem todo chefe é líder. A capacidade de liderança está diretamente relacionada às características pessoais do líder.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Por muito tempo, acreditou-se que os líderes eram natos, ou seja, já nasciam com este dom. Hoje sabe-se que a liderança não é um dom e não tem nada de mágica. Certamente, algumas pessoas tem características individuais que podem até favorecer o exercício de liderança. (Emília-238)

    ResponderExcluir
  4. É possível perceber claramente que um LÍDER tem muito em contribuir para uma organização , pois esse motiva pessoas que o vêem como ´´amigo´´; já um CHEFE muitas vezes intimida o que faz com que muitos o vejam como um ´´inimigo´´. (Ana Paula-861)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.