quinta-feira, 3 de maio de 2012

PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS

Estudando a forma harmoniosa de organizar e gerenciar os recursos humanos, abordamos os processos básicos da gestão de pessoas, citados por CHIAVENATO:

1 - Processo de agregar pessoas: Utilizado para incluir novas pessoas na organização, também pode ser chamado de processo de provisão ou de suprimento de pessoas. Fazem parte deste processo as atividades de recrutamento e seleção.

2 - Processo de aplicar pessoas: Normalmente utilizado para desenhar ou descrever as atividades que as pessoas irão realizar na organização e também que vão orientar e acompanhar seu desempenho. O desenho organizacional e de cargos,análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação de desempenho são atividades que fazem parte deste processo.

3 - Processo de recompensar pessoas: É o processo que tem como objetivo incentivar as pessoas e satisfazer as suas necessidades individuais mais elevadas. Fazem parte deste processo as recompensas, remuneração e benefícios e serviços sociais.

4 - Processo de desenvolver pessoas:É o processo que normalmente se utiliza para realizar a capacitação e o incremento do desenvolvimento profissional e pessoal dos membros das organizações. Fazem parte deste processo as atividades de treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento, gestão de competências,programas de mudança, desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação.

5-  Processo de manter pessoas: O processo de manter pessoas é utilizado com o objetivo de criar condições ambientais e psicológicas para que as pessoas possam realizar suas tarefas. As atividades de administração da cultura organizacional,clima, higiene, saúde, disciplina, segurança, qualidade de vida e, também,para realizar a manutenção das relações sindicais fazem parte deste processo.

6 -  Processo de monitorar pessoas: Usualmente este processo é utilizado com o objetivo de acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar seus resultados e são auxiliados por bancos de dados e sistemas de informações gerenciais. Neste processo se acompanha as metas acordadas, os objetivos definidos e seu andamento.

Os processos da Gestão de Pessoas assumem a função de transmitir aos empregados ou colaboradores os valores da empresa e, assim, contribuir para melhorar a produtividade e os resultados no trabalho.

Vânia Lúcia (1457)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.