domingo, 13 de maio de 2012

Nem sempre autonomia significa maior satisfação no emprego



Diversos estudos mostram que quanto mais participativa for a gestão empresarial – que permita aos colaboradores maior autonomia – melhor o ambiente de trabalho. Mas uma pesquisa da Universidade de Leicester, no Reino Unido, mostra que essa participação pode ter um efeito negativo: aumenta a ansiedade e insatisfação com o emprego.
Isso acontece porque na mesma proporção que os indivíduos podem tomar decisões, eles criam muitas expectativas e passam a sentir o ambiente de trabalho mais inseguro e exigente.

A equipe de pesquisa, liderada por Stephen Wood, analisou dados de um estudo nacional realizado com mais de 41 mil trabalhadores de mais de 1,1 empresas na Inglaterra. Eles avaliaram duas estratégias de gestão empresarial: a gestão participativa e de enriquecimento de cargos. A primeira se refere, basicamente ao envolvimento regular e significativo dos colaboradores na tomada de decisão. Já a segunda visa a reorganização ou ampliação do cargo de um colaborador com o objetivo de aumentar autonomia e a identidade dele com a função que desempenha.
Os resultados, publicado no periódico Human Relations, mostram que a gestão participativa tem relação direta com a produtividade e qualidade dos serviços prestados, mas não com o abstenteísmo (faltas). Na realidade, este modelo de gestão aumenta a ansiedade no ambiente de trabalho, enquanto que o enriquecimento de cargos mostrou mais efeitos positivos, não tendo relação com a ansiedade.
Para Wood, isso acontece pois o modelo de gestão participativa favorece mais o trabalho em equipe, enquanto o enriquecimento de cargos tem foco sobre o desempenho individual. “Este tipo de abordagem, que incentiva os funcionários a serem pró-ativos, pode criar ansiedade e insatisfação, uma vez que aumenta o estresse no ambiente de trabalho. No enriquecimento de cargos os indivíduos têm uma maior responsabilidade e autonomia, possivelmente oferecendo mais opções e experiências prazerosas que contrastam com os sentimentos evocados por um ambiente de pressão”, conclui.

Referência Bibliográfica:
Leia mais: http://www.oqueeutenho.com.br/21338/mais-autonomia-nao-significa-maior-satisfacao-no-emprego.html#ixzz1ulkJiOl5



Lara Luíza 830

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.