domingo, 13 de maio de 2012

Importância do Manual do Colaborador nas Organizações

Os manuais são documentos que costumamos receber, ao sermos admitidos em uma empresa, possuem uma significativa importância para que conheçamos melhor a empresa, o que deve, o que pode, o que não deve e o que não pode fazer.
É através de códigos, manuais e normas que o trabalhador saberá de seus direitos, deveres, bem como poderá conhecer ainda mais o perfil e cultura da organização a qual está vinculado. Há empresas que, além de arquivarem o registro de recebimento do documento, registra ainda a assinatura em um termo de ciência sobre a leitura do manual.Informações da empresa como a visão, missão, valores, certificações, direitos, deveres, penalidades, estrutura organizacional, contatos, entre outras, podem ser encontradas nesses manuais.
O ideal seria que toda empresa, independente do porte, tenha uma manual, um código de ética, enfim que tenha uma documentação que oriente os seus colaboradores à missão dessa empresa, através de bons princípios éticos e morais.
Dispensar a leitura desses documentos, além de demostrar desinteresse por parte do empregado, contribui para uma cultura que pode disseminar a indisciplina e a falta do compromisso que foi assumido na admissão. Por mais que esses documentos contenham informações que pareçam óbvias, conhecê-los integralmente enriquece a sua concepção e conhecimento, além de firmar o compromisso com o negócio no qual se está inserido.
Pedro Augusto Alves Ladeira (er00823)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.