sexta-feira, 4 de maio de 2012

Identidade de valores


Luiz Carlos Cabrera06/04/2010
 - Crédito:

A preocupação das empresas com a melhoria de desempenho tem produzido vários estudos sobre o assunto. Neles, começa a aparecer uma constante característica na relação dos profissionais com as companhias onde trabalham: a necessidade de haver uma identidade de valores.

Vamos ver como isso funciona. Seus princípios foram transmitidos pelos seus pais, pelas escolas em que você estudou e pelos amigos com quem conviveu. Passam de geração para geração e são compartilhados por contemporâneos.

Eles revelam a maneira como você lida com as coisas da vida e faz julgamentos. Só que tem um algo a mais. Os valores precisam ser exercitados. É a prática que os diferencia de uma simples crença. Você pode dizer que na sua família educação é um valor. Minha pergunta seguinte será: conte uma história que comprove isso. E você me falará que seu pai se sacrificou para que os irmãos dele, mais novos estudassem. 

A prática diferencia um valor de uma crença 

Pronto. Temos realmente um bom exemplo. Aproveite um momento de reflexão e liste seus valores fundamentais. Para cada um deles você deve resgatar uma história ou um momento em que o valor prevaleceu em sua atitude ou julgamento.

A tal identidade de princípios entre você e a empresa em que trabalha (ou quer trabalhar) é uma adequação de ambos. Palavras sempre presentes nas cartas de valores das empresas — qualidade, respeito ao cliente, transparência, respeito ao colaborador — têm de encontrar eco na conduta dos funcionários no dia a dia. 

Só assim eles poderão ser verdadeiramente aceitos e praticados. Na minha profissão, encontro profissionais infelizes ou insatisfeitos. Nesses casos, a análise da identidade de valores tem ajudado a explicar o que está acontecendo. Muitas vezes, a companhia tem um discurso, mas não o pratica nem tem histórias que o comprove. Ou ainda, os exemplos são muito antiquados. Isso provoca a tal falta de identidade e uma sensação de desconforto. 

O fato de você não se sentir bem no seu emprego pode estar associado exatamente a essa falta de identificação de valores. Pense a respeito e compare aquilo em que você acredita e pratica com os princípios da empresa em que você trabalha.

(Leonardo Fonseca- 825)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.