Por: Antonio Braga 08/2011
É comum
encontrarmos gestores que se acham imprescindíveis nas suas empresas, chegando
mesmo a dizerem que sem a sua presença elas param totalmente. Interessante que
muitas dessas empresas têm vários funcionários e alguns com cargos de chefia,
mas os chefes são apenas figuras decorativas e cumpridores de ordens. Quando se
indaga o porquê disso, a resposta mais comum é que no mercado não se encontram
pessoas qualificadas.

Se os
gestores que pensam assim conhecessem alguns princípios de liderança, com
certeza passariam a ter uma vida sem estresse dentro e fora de suas empresas.
Chegariam à conclusão de que administrar é a arte de executar serviços através
de pessoas. Mas, para isso, é preciso que se tenham as pessoas certas nos
lugares certos, desempenhando suas funções com satisfação e motivação.
Vejamos
cinco princípios para que se tenha sucesso através de bons colaboradores:
1)
VALORIZE SEUS COLABORADORES: Muitas pessoas valorizam os outros, e a si
próprias, pelo que têm, e não pelo que são. Com base nesse princípio, alguns
gestores terminam desvalorizando seus colaboradores. As empresas estão cheias
de profissionais com valores extraordinários e que poderiam contribuir mais
para o seu sucesso. Mas, infelizmente, esses profissionais não dão o máximo do
seu potencial pela falta de reconhecimento e perda de motivação. Se a empresa
quiser funcionários voltados para o seu sucesso, é de suma importância a
valorização das pessoas.
2)
DEMONSTRE QUE PRECISA DE SEUS COLABORADORES: Você consegue carregar sua empresa
nas costas e ter uma vida saudável? Por que mantém um batalhão de colaboradores
inúteis? As pessoas se tornam criativas e produtivas quando se sentem úteis.
Pensar que só os gestores sabem das coisas e não precisam dos outros, foge
totalmente dos princípios da liderança. O bom líder é aquele que se cerca de
pessoas até mais competentes do que ele e sabe dar valor às contribuições dos
seus liderados, com ganhos para todos. O conhecimento do administrador é
conceitual e dos colaboradores é específico.
3)
ENCONTRE PONTOS FORTES NOS COLABORADORES: Todas as pessoas possuem pontos
fortes e pontos a serem desenvolvidos. Quando os pontos fortes são mal
aproveitados nas empresas os colaboradores têm um desempenho insatisfatório.
Por outro lado, conhecendo-se os pontos fortes de cada profissional,
colocando-os nas funções certas, sem dúvida, haverá sucesso individual e da
empresa.
4) ELOGIE
OS COLABORADORES QUE SE DESTACAM: Uma das maneiras de conquistar a simpatia e
empenho dos colaboradores é através de elogios. Mas o elogio deve ser sincero e
na hora certa - quando ocorrer um feito digno de destaque. E o elogio deve ser
sempre em público e deve ficar registrado. Por isso, deve ser escrito, pois se
for apenas verbal o efeito é momentâneo. Todas as pessoas fazem questão de
afixar placas nas paredes, guardar troféus, certificados, cartas de
reconhecimentos etc., para recordar e compartilhar suas conquistas com
familiares e amigos.
5) AJUDE
NO CRESCIMENTO DOS COLABORADORES: No mundo moderno os gestores vivem bastante
ocupados, não sobrando um tempinho para dedicar aos colaboradores. Com isso,
deixam de perceber a competência e dedicação de muitos deles. Quando precisam
de alguém para postos mais elevados na empresa, recorrem ao mercado,
desprezando e desestimulando as pratas da casa que se prepararam para ocupar
essas vagas. Sabe qual o resultado disso? Perda de motivação e destruição da
equipe.
É
importante investir na qualificação do pessoal de casa e criar um plano de
carreira para que esses profissionais galguem os degraus da hierarquia. Para
estimulá-los, nada melhor do que delegar tarefas, dando-lhes oportunidade de
executarem atividades importantes. Agindo desse modo, desenvolvem-se pessoas e
se mantém bons colaboradores na empresa, além de maximizar o tempo do gestor,
ajudando-o a melhorar sua qualidade de vida.
(Leonardo
Fonseca- 825)
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