Por: Antonio Braga 08/2011
É comum
encontrarmos gestores que se acham imprescindíveis nas suas empresas, chegando
mesmo a dizerem que sem a sua presença elas param totalmente. Interessante que
muitas dessas empresas têm vários funcionários e alguns com cargos de chefia,
mas os chefes são apenas figuras decorativas e cumpridores de ordens. Quando se
indaga o porquê disso, a resposta mais comum é que no mercado não se encontram
pessoas qualificadas.
Será que
a realidade do mercado é essa ou está havendo problema de liderança nessas
empresas? No mercado não há mesmo pessoas qualificadas ou existe falha na
contratação? Ou será que estão sendo colocadas pessoas erradas nos lugares
errados? São questões a serem analisadas.
Se os
gestores que pensam assim conhecessem alguns princípios de liderança, com
certeza passariam a ter uma vida sem estresse dentro e fora de suas empresas.
Chegariam à conclusão de que administrar é a arte de executar serviços através
de pessoas. Mas, para isso, é preciso que se tenham as pessoas certas nos
lugares certos, desempenhando suas funções com satisfação e motivação.
Vejamos
cinco princípios para que se tenha sucesso através de bons colaboradores:
1)
VALORIZE SEUS COLABORADORES: Muitas pessoas valorizam os outros, e a si
próprias, pelo que têm, e não pelo que são. Com base nesse princípio, alguns
gestores terminam desvalorizando seus colaboradores. As empresas estão cheias
de profissionais com valores extraordinários e que poderiam contribuir mais
para o seu sucesso. Mas, infelizmente, esses profissionais não dão o máximo do
seu potencial pela falta de reconhecimento e perda de motivação. Se a empresa
quiser funcionários voltados para o seu sucesso, é de suma importância a
valorização das pessoas.
2)
DEMONSTRE QUE PRECISA DE SEUS COLABORADORES: Você consegue carregar sua empresa
nas costas e ter uma vida saudável? Por que mantém um batalhão de colaboradores
inúteis? As pessoas se tornam criativas e produtivas quando se sentem úteis.
Pensar que só os gestores sabem das coisas e não precisam dos outros, foge
totalmente dos princípios da liderança. O bom líder é aquele que se cerca de
pessoas até mais competentes do que ele e sabe dar valor às contribuições dos
seus liderados, com ganhos para todos. O conhecimento do administrador é
conceitual e dos colaboradores é específico.
3)
ENCONTRE PONTOS FORTES NOS COLABORADORES: Todas as pessoas possuem pontos
fortes e pontos a serem desenvolvidos. Quando os pontos fortes são mal
aproveitados nas empresas os colaboradores têm um desempenho insatisfatório.
Por outro lado, conhecendo-se os pontos fortes de cada profissional,
colocando-os nas funções certas, sem dúvida, haverá sucesso individual e da
empresa.
4) ELOGIE
OS COLABORADORES QUE SE DESTACAM: Uma das maneiras de conquistar a simpatia e
empenho dos colaboradores é através de elogios. Mas o elogio deve ser sincero e
na hora certa - quando ocorrer um feito digno de destaque. E o elogio deve ser
sempre em público e deve ficar registrado. Por isso, deve ser escrito, pois se
for apenas verbal o efeito é momentâneo. Todas as pessoas fazem questão de
afixar placas nas paredes, guardar troféus, certificados, cartas de
reconhecimentos etc., para recordar e compartilhar suas conquistas com
familiares e amigos.
5) AJUDE
NO CRESCIMENTO DOS COLABORADORES: No mundo moderno os gestores vivem bastante
ocupados, não sobrando um tempinho para dedicar aos colaboradores. Com isso,
deixam de perceber a competência e dedicação de muitos deles. Quando precisam
de alguém para postos mais elevados na empresa, recorrem ao mercado,
desprezando e desestimulando as pratas da casa que se prepararam para ocupar
essas vagas. Sabe qual o resultado disso? Perda de motivação e destruição da
equipe.
É
importante investir na qualificação do pessoal de casa e criar um plano de
carreira para que esses profissionais galguem os degraus da hierarquia. Para
estimulá-los, nada melhor do que delegar tarefas, dando-lhes oportunidade de
executarem atividades importantes. Agindo desse modo, desenvolvem-se pessoas e
se mantém bons colaboradores na empresa, além de maximizar o tempo do gestor,
ajudando-o a melhorar sua qualidade de vida.
(Leonardo
Fonseca- 825)
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