quinta-feira, 3 de maio de 2012

Falha do RH causa insatisfação para os entrevistados.

Publicação retirada do site www.globo.com no dia 03/05/2012 as 7:00 com endereço virtual no link: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2012/05/83-dos-profissionais-nao-recebem-retorno-de-selecoes-de-emprego.html

83% dos profissionais não recebem retorno de seleções de emprego

Maioria diz que não recebe explicação sobre os motivos da não aprovação.
98% afirmam que gostariam do feedback para não persistir no erro.


Uma pesquisa encomendada pela Curriculum à Gentis Panel com mais de 2.500 profissionais mostrou que a grande maioria, 83%, não recebe nenhuma resposta dos selecionadores sobre o término do processo e a participação deles no resultado da seleção. Entre os profissionais que obtiveram uma resposta (17%), a maioria diz que o tempo médio para retorno é em até uma semana. No entanto, mais da metade (51%) disse que nunca recebe nenhuma explicação sobre os motivos da não aprovação.
A pesquisa mostrou insatisfação dos entrevistados em relação a essa atitude dos profissionais de recursos humanos - 98% afirmam que gostariam do feedback para não persistir no erro nas próximas vezes e consideram que o gesto demonstraria respeito.
Quando questionados se alguma vez já sofreram atraso para serem atendidos pelo RH na entrevista presencial, 62% afirmaram que sim. A maior parte (41,5%) esperou e compreendeu, mas assume que o ideal teria sido se o responsável pelo processo tivesse avisado com antecedência que iria se atrasar.
Em relação ao primeiro contato dos selecionadores com o candidato pelo telefone, o levantamento mostrou que 74% consideram que não obtêm informações satisfatórias e detalhes suficientes sobre as vagas. No entanto, para aqueles que acreditam que os dados sobre a oportunidade de emprego são adequados na primeira ligação (21%) e puderam apurar a veracidade depois, afirmaram que, em geral, as informações estão corretas e alinhadas com a realidade informada no primeiro contato.
Ainda na primeira ligação, os profissionais afirmaram que informações de salário (17%), nome da empresa (16%), local de trabalho (15%), atividades a desenvolver (15%) e horário de trabalho (13%) são mais importantes do que os benefícios (12%) que a companhia oferece.
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Achei muito interessante essa reportagem, pois dá uma nova visão do  perfil dos entrevistados. Os entrevistados, querem um feedback para poder melhorar para uma futura entrevista, saber seus erros e acertos. Um retorno mesmo que negativo da empresa, demonstraria que eles tiveram um respeito com o entrevistado, afinal o mesmo se disponibilizou para ir até a empresa, teve gastos com locomoção e criou expectativas sobre a vaga.
Além da falta do feedback, existem outros pontos que o RH deveria melhorar. Atraso para realizar as entrevistas e falta de informação satisfatória no primeiro contato telefônico foram levantados pela reportagem como certa 'insatisfação' pelo lado dos entrevistados. Se logo no primeiro contado houvesse uma maior  disponibilização de informações, seria bom para ambos os lados, o entrevistado e a empresa, pois o entrevistado saberia se aquela vaga lhe interessa ou não, e caso não lhe interesse, a empresa não perderia tempo em entrevistá-lo, podendo entrevistar outro candidato que realmente tenha interesse pela vaga. (Juliane Dias Beccaria - 815)

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