EMPRESA HUMANA OU HUMANO EMPRESA?
"Empresa Humana ou Humano Empresa" é um texto publicado na revista RAE na edição "Especial Preções e Angústias no Mundo Corporativo" na categoria GV-executivo, vol. 10, n.1, janeiro-junho de 2011. O autor Daniel Pereira Andrade é Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo e bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição.
O texto de Daniel faz uma crítica à Moderna Gestão de Pessoas: se o capital é também uma coisa, e o capital intelectual está no auge da valorização, o ser humano não é valorizado como tal, mas apenas enquanto fonte de rendimento. Em suas palavras ele afirma "O que as "empresas humanas" fazem é, a partir da noção de capital humano, transformar os humanos em empresas, constituindo uma nova modalidade de poder e controle"(pg. 41). O autor também menciona a propagação da lógica administrativa para todas as esferas da vida promovendo um empobrecimento da diversidade de modos de vida, " A vida toda torna-se objeto de uma gestão do tipo empresarial, fazendo com que todas as relações sejam lidas e racionalizadas por meio de um cálculo de maximização do próprio capital." (pg. 40).
Recomendo a leitura desse texto, ele não é cansativo e embora não seja extenso possui qualidade. Daniel é autor de vários artigos acadêmicos interessantes como por exemplo O perigo da "normalidade": o caso Eichmann. Cronos (Natal).
Caso o leitor opte por ler o texto sugerido, deixo aqui minha indagação: Você também concorda com Daniel? Será que existem somente consequências positivas ou somente negativas nessa nova forma de administrar pessoas? Você já parou para pensar e questionar as novas teorias de gestão de pessoas?
Afinal, não dizem por aí que o que move o mundo não são as respostas, mas sim as perguntas! (Ana Carolina, 91)
Abaixo segue o link do texto:
http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/38-41.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.