quinta-feira, 3 de maio de 2012

Eike Batista e o X da Questão

          Acredito  que  o sucesso  de uma pessoa depende tanto da sua inteligência quanto da sua personalidade porque o conhecimento é crucial, mas o discernimento é o guia  do sucesso. Li o livro de Eike Batista "O X da Questão " e resolvi compartilhar o que achei mais importante sobre este empreendedor de grande sucesso, aqui no blog. Particulamente, admiro muito Eike, principalmente pelo fato de ele ser o maior empresário brasileiro e não ser bacharel em administração, ele  é um empreendedor nato.
          O empresário diz que a Visão 360 graus é  sua  bússola. Sob sua ótica , Visão 360 graus é  observar  o entorno jurídico, político, financeiro, ambiental, social, humano, logístico, mercadológico e operacional.
          Eike destaca o importante papel do planejamento e aconselha os empresários à fazerem tudo  o que for possível para não deixar  de lado nenhuma das nove áreas- as quais ele chama  de  engenharia- que regem a órbita do mundo dos  negócios. São elas: engenharia de pessoas, financeira, jurídica, política, logística, ambiental e social, de comunicação, de saúde e segurança e a própria engenharia da engenharia. Mas, como  o sucesso depende também das virtudes individuais, ele adverte o leitor aos perigos de uma possível "miopia empresarial", em suas palavras " Mas nunca se esqueça de que o mundo dos  negócios também guarda suas  surpresas e  está  sempre a exigir do empreendedor algo que ninguém aprende ou ensina. São virtudes cuja  descoberta se dará apenas quando o  jogo tiver começado: Capacidade de improvisar e intuição para agir diante de situaçóes que, por melhor que seja o planejamento,  sempre escapam ao mais visionário dos homens. "
          O empresário  não aspira perfeição no mudo  dos negócios, ele busca o êxito, o qual só pode ser alcançado com paixão e racionalidade " andando juntas".
          Ao longo de sua estória, Eike ainda leva em consideração outras variáveis que ele afirma também serem conduzintes do sucesso: Transparência e Ética, Humildade, Meritocracia, Liderança, Criatividade, Divisão de Resultados, Capital de Risco, Conectividade, Pitada de Sorte, Pensar Grande, Fluidez, Disciplina, Perseverança e etc...
          Também achei interessante o conceito  dele sobre líder: " Líder é alguém capaz de vender suas idéias". Ele fala que é muito  importante um líder ter muita auto-estima, para passar segurança aos seus liderados tornando-se mais  forte.
          Enfim, deixo a sugestão de leitura desse livro para todos  aqueles que assim como eu são curiosos e gostam de aprender também com as experiências dos outros, lembrando  que os assuntos abordados nesta  postagem são apenas uma pequena parte do contúdo da obra. (Ana Carolina,91)

Um comentário:

  1. É em pessoas de sucesso como o Eike que devemos nos espelhar para conseguir atingir nossos objetivos pessoais e profissionais. Uma boa opção de leitura para as férias, onde terei tempo de refletir o que diz no livro. Para quem pretende abrir um negócio próprio, é importante fazer leitura como esse livro indicado pela Ana Carolina, para abrir a mente e se preparar para uma futura 'rasteira'. (Juliane 815)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.