quarta-feira, 9 de maio de 2012

Capital Intelectual nas organizações atuais.



Oi pessoal, fiz um breve resuminho do artigo "Capital Intelectual nas organizações na era do conhecimento" da faculdade de Nova Venécia.

Não deixem de ler, até porque, este assunto está tendo muita ênfase devido a sua importância nas organizações atuais.


O artigo “Capital Intelectual nas organizações na era do conhecimento” escrito por Souza, Bitti; Delabella e Merlin estudantes da Faculdade de Nova Venécia chama atenção por mostrar a importância de nos adequamos à nova realidade, a era do conhecimento.

A sociedade está em constantes mudanças devido à globalização e para sobreviver neste mercado competitivo às empresas tem buscado por profissionais que possam agregar valor, as empresas têm procurado por capital intelectual.

Devido à globalização e ao giro rápido de informações, tem se percebido uma ansiedade por parte da sociedade no que tange a busca constante de conhecimento para a obtenção de satisfação tanto pessoal quanto profissional. Os valores da sociedade tem se modificado, sendo que o ser humano que detiver capital intelectual fará a diferença e será mais valorizado no ambiente empresarial atual.

Lévy e Authier (1995 apud ANTUNES,2000, p.25) comentam que: Os revolucionários da Antiguidade preconizavam a reforma agrária e a partilha de terras. Os da era industrial visavam à propriedade dos meios de produção. Hoje, é sobre o conhecimento que repousam a riqueza das nações e a força das empresas.

As últimas décadas tem sido marcadas pela passagem de uma sociedade industrial para uma sociedade do conhecimento.
 

Vejam as tabelas comparativas que o artigo contém, mostrando como a sociedade evoluiu gradativamente. Para isso, façam a leitura do artigo todo através do link:
http://www.univen.edu.br/revista/n009/CAPITAL%20INTELECTUAL%20NAS%20ORGANIZA%C7%D5ES%20NA%20ERA%20DO%20CONHECIMENTO.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.