terça-feira, 1 de maio de 2012

Valorização do Capital Humano



    No novo contexto histórico, o tangível está cedendo lugar ao intangível. As pessoas estão se tornando um dos ativos mais importantes das organizações, que, em seu conjunto constituem o capital intelectual das empresas, daí onde se começa a busca por pessoas cada vez mais informadas e intelectuais.  
    Numa economia global e competitiva em que estamos vivendo, o conhecimento se torna a maior vantagem competitiva de uma organização, pois ele agrega valor real à empresa. Por isso é que as organizações estão mais preocupadas com o que deveriam saber do que com o que sabem.
    Empresas cada vez mais preocupadas com a perda de capital intelectual tem se voltado para RH, e para Treinamento e Desenvolvimento em busca de alternativas, pois, as pessoas constituem o capital humano das organizações e sem elas não seria capaz de sobreviver. Não basta apenas termos talentos em nossas empresas, precisamos focar no desenvolvimento destes talentos existentes, para que se desenvolvam e consigam agregar valores para a organização.
Abaixo, um mapa mental do artigo de Jayme Teixeira Filho "Recursos Humanos na Gestão do Conhecimento" que expõem as idéias primárias e secundárias do artigo de uma maneira clara e simples.
(Maisa-827)



 

Um comentário:

  1. Sem sombra de duvidas seria ótimo se os profissionais já chegassem prontos nas organizações. Por outro lado as organizações tem a oportunidade de moldar seus profissionais de acordo com os seus próprios princípios organizacionais, ou seja, lapidar seus talentos. No entanto, ao meu ver, não basta apenas investir em treinamentos e capacitações, mais do que isso as organizações devem se preocupar também em manter os profissionais já capacitados, casso contrario, alem de perde-los estará entregando-os de graça a alguma concorrente.
    Jailson A.Moreira (174)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.