domingo, 6 de maio de 2012

Síndrome de Burnout


A síndrome de Burnout é definida por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".

A síndrome tem como principal fator a dedicação excessiva ao trabalho levando em consideração também as condições físicas, emocionais e psicológicas do ambiente de trabalho. A síndrome de Burnout tem maior incidência em pessoas com interação constante com outras pessoas como professores e médicos por exemplo. 


O portador de Burnout mede a auto-estima pela capacidade de realização e sucesso profissional, deixando sua vida pessoal de lado e vivendo somente para o trabalho, para um reconhecimento constante pois o portador da síndrome tem a auto estima baixa e precisa se reafirmar diariamente no ambiente de trabalho; ele tem a NECESSIDADE de ser reconhecido profissionalmente.

Principais sintomas são: agressividade, lapsos de memória, isolamento, depressão e distúrbios de sono.

(Juliane, 815)

links de pesquisa:

Um comentário:

  1. Essa síndrome é uma realidade de muitas pessoas.
    Certa de um ano e meio atrás conheci uma mulher em uma empresa que eu trabalhava. Ela sofria muito com o serviço que ela desempenhava. Creio que ela sofria dessa síndrome pois ela era comprometida excessivamente com seu serviço. Por várias vezes ela me disse que não aguentava mais a pressão a que era submetida na empresa, falava que acordava a noite e nem dormia pensando nos problemas da empresa, muitas vezes era agressiva a dirigir-se aos seus subordinados exigindo melhorias, pois ela era perfeccionista. Temos que ficar atentos. A vida não se resume em somente trabalhar, se há um trabalho tem que se observar se é desempenhado com qualidade de vida.
    Bruno S. de O. Ribeiro (852)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.