sábado, 12 de maio de 2012


Recursos Humanos na Gestão do Conhecimento

Apresentado em sala de aula e tema na primeira prova da nossa matéria o artigo de Jayme Teixeira Filho chama a atenção dos leitores e possíveis clientes para um tema que vem sensibilizando as organizações. Que são os fatores externos que possam vir a atingir as organizações. 

O Conhecimento é o caminho para que se possa conseguir se adequar e sobreviver em meio ao mercado ou mesmo o ambiente competitivo, que usa a tecnologia como combustível para impulsionar o desenvolvimento da organização.  E os Recursos Humanos é instrumento capaz de, através do conhecimento, desenvolver as tecnologias necessárias para atender as demandas.

Entretanto, o autor afirma haver escassez do capital intelectual, o que é uma grande ameaça.  Mas o RH das organizações ou mesmo empresas especializadas nessa função já disponibilizam alternativas que primam pelo treinamento e outras medidas de incentivo a busca do conhecimento.

De forma secundária o artigo disponibiliza de argumentos claros que estimulam essa busca por conhecimento, ou melhor, dizendo por poder já que as organizações buscam seu espaço e até mesmo o domínio do mercado. O RH por sua vez certamente encontrará dificuldades já que não se prima tanto pelo que é tangível quanto antes, o valor do intangível tem sido maior que o tangível.

Outra abordagem interessante dentro do universo das mudanças é a cultura organizacional, fator determinante para se ter ou não sucesso nas novas medidas que se adota. Além da cultura a linha do conhecimento deve ser estendida não só aos executivos, mas aos intermediários das atividades afins.

Por fim o recado do autor mostra a importância de administrar o conhecimento usando o RH, uma gestão ineficiente deve levar ao fracasso tanto o gestor quanto a organização. Portanto, nós enquanto discentes devemos estar atentos e se dispor ao mercado de trabalho com habilidades que se prestem a gestão do conhecimento. Isso é agregar valor a nós mesmos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.