O processo de integração é muito
importante em todo tipo de empresa, pois é a partir deste processo que o
colaborador tem um treinamento formal e intensivo , para se familiarizar com a
linguagem usual da organização, com os usos e costumes internos, a estrutura da
organização, os principais produtos e serviços, a missão da organização e os
objetivos organizacionais, etc.
Segue abaixo as etapas que as organizações
adotam ou deveriam adotar, para integralizar o colaborador com a organização:
Começando
Logo após
a sua entrada, o colaborador receberá uma apresentação sobre a história da
empresa, suas marcas e mercados. Isso inclui uma visão geral da estrutura e estratégia organizacional, cultura
e da forma de trabalho.
Construindo
sua rede
Conhecer
as pessoas e estabelecer relacionamentos no trabalho é importante no processo
de integração. Durante os primeiros meses, o colaborador conhecerá os colegas
da sua área e que desempenham diferentes funções dentro da empresa.
Desenvolvimento
pessoal
Uma vez
familiarizado com a empresa e com seu papel, o próximo passo será discutir e
aprovar um plano de desenvolvimento pessoal. O objetivo será identificar as
necessidades de aprendizagem, bem como o apoio que o colaborador precisará para
alcançar seus objetivos.
Papéis e
metas
Como parte
de seu plano de desenvolvimento, o colaborador terá metas pessoais e
profissionais e um prazo para alcançá-las. Durante encontros regulares, o colaborador
e o gerente avaliarão o progresso e resolverão quaisquer problemas.
Muitas
vezes um processo de integração feito de maneira incorreta pode ser o motivo da
alta rotatividade dos colaboradores. (Solange Dias-831)
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