sexta-feira, 4 de maio de 2012

Distribuir lucros aumenta a produtividade

Existem várias formas e dividir os lucros. Conheça
Um programa de participação nos lucros ou resultados pode ser uma boa forma de aumentar a produtividade de sua empresa. Afinal, dinheiro sempre aguça os ânimos. "O funcionário com participação nos lucros tende a pensar como sócio", diz o consultor Lúcio Abrahão, sócio da BDO Trevisan. "E quem pensa como sócio é mais motivado e produtivo do que quem pensa como funcionário."

Se é assim, saiba que existem várias formas de fazer a distribuição. Na mais comum delas, os funcionários recebem parte dos lucros – seja uma quantia igual para todos ou um percentual do salário. Para isso, pode-se exigir o cumprimento de objetivos comuns a toda a empresa, como, por exemplo, uma meta de aumento do lucro, do faturamento ou de participação no mercado. Na distribuição por resultado, pode-se levar em conta também o desempenho de cada departamento e até o de cada empregado.

Além de motivar funcionários e direcionar os esforços de todos para os mesmos objetivos, um programa estruturado de participação nos lucros e resultados também pode ajudá-lo a aliviar a carga tributária. Para montar um programa em sua empresa com direito a benefícios fiscais, eis algumas dicas:

- Defina os objetivos a serem alcançados, sejam eles para toda a empresa, por departamento ou mesmo individuais. No caso dos departamentos, cada um deve definir os indicadores pelos quais será avaliado. Uma empresa que quer diminuir o número de reclamações de clientes, por exemplo, pode definir como meta para o departamento de vendas um número "máximo" de reclamações/mês no SAC.
- Estabeleça o período de duração do plano e se ele terá validade, caso uma meta seja alcançada em 80% ou 90%. Você decide se haverá distribuição de resultados quando os índices não forem totalmente alcançados ou se a distribuição será proporcional.
- O plano tem de ser aprovado por uma comissão formada por funcionários da empresa e os sindicatos de seus funcionários.
- A periodicidade para distribuição dos lucros não pode ser inferior a seis meses.
- A distribuição tem de ser uniforme. "Não pode haver critérios que beneficiem alguns funcionários mais que outros", diz o consultor Maurício Plinto, da BDO Trevisan.
É preciso haver lucros acumulados a distribuir

Jailson Alves Moreira (174)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa reportagem, mas me fez refletir sobre quem sai ganhando mais, se é a empresa ou o funcionário. Na minha opinião é com certeza a empresa, pois ela pega uma pequena fatia de seus rendimentos e divide pelos trabalhadores que por sua vez devem ser completamente alienados por não entender que essa atitude não tem nada 'boazinha'. Os colaboradores não tem em vista que a empresa não está pensando neles, mas nela própria, pois com essa divisão dos lucros, os colaboradores irão produzir mais, rendendo então mais e mais lucros para a empresa. (Juliane 815)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.