domingo, 6 de maio de 2012

MOTIVAÇÃO



“O segredo da existência humana consiste não somente em viver,
mas ainda encontrar o motivo para viver”
 Dostoievski



A motivação ainda é um grande desafio para as empresas, e  cada vez mais  deve ser preocupação, pois é o combustível que nos faz funcionar. Por meio da motivação há melhoria nos processos internos, dos produtos, envolvimento e comprometimento. 
Quando a empresa realiza pesquisa de satisfação, é visível que a produtividade aumenta, quando as  pessoas são motivadas de forma particular, através do desenvolvimento de suas capacidades, do reconhecimento dos objetivos, das tarefas e de seu valor, tanto por parte da chefia como pelo grupo que pertence.
Hoje o valor do trabalho está passando por transformações e sofrendo uma quebra de seus paradigmas. Cada pessoa deve ser motivada de forma diferente, pois cada qual tem necessidades e emoções distintas. O homem é um ser  insaciável, uma vez  satisfeita uma necessidade, automaticamente surgirão outras, por isso, é importante que a empresa diversifique os benefícios, adequando-os de acordo com as necessidades dos funcionários. 
Antigamente,  vivíamos  num contexto diferente, onde  as pessoas dedicavam-se de corpo e alma ao trabalho e estavam dispostos a  encarar desafios. Com o passar do tempo, houve uma mudança. Um os aspectos críticos da motivação é a redução ou o excesso na  jornada  de  trabalho  levando a uma saturação psicológica  do  trabalhador.
Hoje o desafio do profissional de recursos humanos  é motivar as pessoas a crescerem, juntamente com a organização. Caso isso não aconteça, o caos estará instalado. Não  adianta   somente  oferecer   panacéias  de  benefícios  no  final  do  ano,  como  churrascos, cestas de natal ou outros benefícios. Com esses recursos, o processo motivacional funcionará somente por um curto período.
Nessa situação temos que ser flexíveis para mantermos competitivos, assim como os benefícios oferecidos pelas organizações. A motivação precisa ser encarada como forma de valorizar o funcionário, que deve se sentir parte integrante da empresa e não simplesmente um seguidor de regras.
Para que a motivação funcione é preciso que o funcionário esteja, também, disposto a se motivar, vontade de trabalhar, principalmente que goste do que faz. 
http://www.guz.com.br/

Michele Barbosa - 435

Um comentário:

  1. Concordo com a Michele Barbosa quando diz que motivar pessoas garante um bom desempenho e maior produção dentro da organização. Funcionários motivados influenciam o crescimento da empresa e colaboram mais com a criação de novas idéias pois sentem valorizados, percebendo assim que seu bom desempenho é bom para seu crescimento pessoal e profissional. (Vania Barbosa-857)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.