A professora Fernanda
falou dentro de sala um pouco sobre o Efeito Halo, resolvi pesquisar um pouco
mais para entender melhor.
O ‘”efeito
halo” é uma clássica descoberta em psicologia social.
O efeito halo é
a possibilidade de atribuir vários fatores positivos a uma pessoa avaliando
apenas um ou poucos fatores positivos da mesma pessoa. Um exemplo, o chefe considera
um funcionário competente por nunca chegar atrasado.
Esse efeito pode
acontecer em qualquer lugar, não só dentro de uma empresa, como por exemplo, as
Estrelas de Hollywood muitas vezes por serem atraentes e agradáveis,
consideramos elas inteligentes, amigáveis etc., podemos citar também os políticos
que tentam ser amigáveis sem mostrar nenhum conteúdo, fazendo com que as
pessoas considerem suas políticas boas.
O efeito halo
é uma grande falha na avaliação de desempenho, muitas vezes os empreendedores
usam essa linha de pensamento e nem sempre é satisfatório, causando um prejuízo
para a empresa ou algo mais grave. Um bom exemplo seria um bom vendedor que foi
promovido para gerencia e não se adequou no novo cargo, fazendo com que a
empresa ficasse sem um bom vendedor e sem um gerente.
Lílian C. Rabelo
(1446)
E cadê Thorndike, além da tal professora Fernanda?
ResponderExcluir