sexta-feira, 11 de maio de 2012

Curiosidade: Coca-Cola Azul ?!?!






O mercado esta a cada dia mais competitivo e para se manter firme no seu mercado de atuação, muitas empresas tem que ser flexível quando aos seus serviços e produtos prestados. Um exemplo disso é a Coca-Cola, a Coca-Cola é uma marca de refrigerante com sabor de noz-de-cola pertencente á The Coca-Cola Company.
A Coca-Cola é uma das marcas mais conhecidas em todo o mundo este fato se deve pelo fato de que seus anúncios sempre foram muito penetrantes e influentes, um dos objetivos de Woodruff que comandou a empresa por 60 anos era o de assegurar que todo mundo do planeta experimentasse a Coca-Cola e a tornasse uma bebida preferida. Atualmente percebemos que ele chegou muito perto de seu objetivo.
Na cidade de Parintins, no estado do Amazonas. Há um evento que tem proporções internacionais, a Festa do Boi Bumbá um festival que divide a cidade em duas: quem torce para o Garantido (vermelho) e quem torce para o Caprichoso (azul). O festival tem proporções. Esse festival tem uma crença tão forte nas pessoas desta cidade, que quem é da torcida do Boi Caprichoso não comprava a Coca que, por ser vermelha, era associada ao rival. Por isso a Coca foi perdendo espaço, preenchido pela sua concorrente Pepsi que tinha a embalagem azul, sendo preferida pela torcida do Caprichoso.
Com receio de perder consumidores a Coca adotou uma nova embalagem na cor azul. Isso mostra a capacidade de flexibilidade da empresa, para manter e conquistar seus consumidores.



 (Solange Dias-831)

4 comentários:

  1. Estar sempre de olho no mercado e na cultura da região é essencial para a empresa que pretende inserir um novo produto, para que este seja bem aceito pelo consumidor. Vania Barbosa -857

    ResponderExcluir
  2. Que legal. Isso sim é zelar pela satisfação dos clientes, além de atender suas necessidades no âmbito cultural. É interessante notarmos até que ponto chega o comprometimento da Coca.

    ResponderExcluir
  3. Super interessante pois mostra de forma bem clara como é forte a cultura da torcida do Boi Caprichoso que deixou de comprar um produto pelo simples fato de ser a cor dos rivais. A coca utilizou de boas estratégias ao proporcionar produtos diferenciados, se adequando a cultura da torcida, evitando assim perder estes consumidores. (Maisa - 827)

    ResponderExcluir
  4. As empresas para não perder seus consumidores muitas vezes apelam pelo marketing, fazem pesquisa de mercado analisando as crenças de onde está inserida. Isso mostra também a vontade da empresa em se inovar e ganhar competitividade usando da sua cultura e valores nas crenças externas. Fernanda(845)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.