sexta-feira, 11 de maio de 2012

CULTURA ORGANIZACIONAL

A cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade. Características: Existem sete características básicas que, em conjunto, capturam a essência da cultura de uma organização:
1 - Inovação e assunção de riscos: o grau em que os funcionários são estimulados a inovar e assumir riscos.

2 - Atenção aos detalhes: o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.

3 - Orientação para os resultados: o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance.
4- Orientação para as pessoas: o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.
5  - Orientação para as equipes: o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em termos de equipes do que de indivíduos.

9 - Agressividade: o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas em vez de dóceis e acomodadas.
7 - Estabilidade: o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status em contraste com o crescimento.
 
Por que é importante entender a cultura organizacional? Aceitar a existência, compreender os seus objetivos, entender como ela é criada, sustentada e aprendida pode melhorar a capacidade de sobrevivência na empresa, além de ajudar a explicar e prever o comportamento dos colaboradores no trabalho.
Vânia Lúcia(1457)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.