sexta-feira, 4 de maio de 2012

Chefe x líder


Por Lígida dos Santos  08/2007
 Empregado dormindo
Um guarda-noturno trabalhava em uma empresa especializada em lapidação de diamantes. Uma manhã, ele contou a seu chefe um sonho que tivera na noite anterior. Disse-lhe que o avião que ele iria tomar com destino à Rússia sofreria um acidente e, em conseqüência, todos os passageiros morreriam. 

Seu chefe, um jovem executivo, dinâmico e empreendedor, tinha verdadeiro pânico de aviões. Assustado com a informação do empregado, decidiu cancelar o vôo. Três dias mais tarde, leu nas manchetes dos principais jornais que o avião que ele deveria ter tomado havia caído no mar e, até o momento, não havia notícias de sobreviventes. 

Imediatamente, chamou o guarda-noturno, mostrou a notícia do jornal, agradeceu-lhe efusivamente o aviso que havia salvo a sua vida e, a seguir, sem nenhuma explicação, despediu-o da companhia. 

O guarda não compreendeu por que tinha sido despedido depois de salvar a vida do seu chefe. Pergunta: 
Por que o guarda foi demitido? 

Resposta: 
O empregado era guarda-noturno. Se teve um sonho à noite, é porque estava dormindo em serviço. Afinal, chefe é chefe. 

Conclusão: por mais absurda que possa parecer a situação a resposta está correta, pois chefe é chefe e líder é líder. 

As empresas que primam pelo sucesso devem estar atentas a essa grande diferença. Cada vez mais os profissionais que atuam orientando e conduzindo equipes de trabalho devem assumir postura e comportamento de liderança, abdicando de valores e de comportamentos arcaicos e ultrapassados. 

O grande desafio para chefes que desejam exercer a liderança é saber a diferença entre escutar e ouvir, bem como a diferença entre avaliar e julgar.
(Leonardo Fonseca- 825)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.