domingo, 13 de maio de 2012

Afinal de contas, o que é ser líder ?

  O líder é aquele capaz de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos grupais ( George Terry apud Hersey, 1986).
Ele compromete pessoas para contribuir o máximo possível com os objetivos traçados, modifica o comportamento e a atitude das pessoas, de forma a potencializá-las para execução de trabalhos e desenvolvimento de equipes. A liderança integra é o que integra as pessoas aos processos de mudança, é a habilidade de inspirar confiança e apoio entre as pessoas de cuja competência e compromisso depende o desempenho.
  São necessários líderes que criem visões de futuro e sejam capazes de inspirar os membros da organização  a querer realizar suas visões, ele motiva sua equipe estabelecendo uma visão clara do negócio; mostra o caminho na busca dessa visão; procura identificas as competências da equipe nessa visão; proporciona o desenvolvimento; trabalha em equipe e reconhece o trabalho bem feito.
  Os líderes, diferente dos chefes, têm como características, a capacidade de concentração, é proativo, começa com o objetivo em mente, busca benefício de ambas as partes, busca primeiro compreender e depois ser compreendido.
  Um exemplo de sucesso como líder, é o caso do técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardinho, famoso por ser muito exigente e rígido mas famoso também por suas conquistas. No vídeo a seguir vão algumas lições dadas por ele, que pode fazer que pessoas comuns se tornem líderes.

http://www.youtube.com/watch?v=kja4tADf8kQ

Caio Ribeiro - 820

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.