domingo, 30 de setembro de 2012

DICAS DE COMO SE ADAPTAR À CULTURA DA ORGANIZAÇÃO


A CULTURA DA EMPRESA É ALGO MUITO IMPORTANTE. Quando os funcionários entram na empresa eles precisam se integrar, se familiarizar e assim assumir a cultura como um DNA que fará parte do seu dia a dia.Seguem abaixo dicas valiosas para não se sentir um " peixe fora d'água" na empresa onde você trabalha:
 De forma discreta, observe as peculiaridades da personalidade de cada colega de trabalho. Certamente, a equipe contará com pessoas tímidas e outras mais extrovertidas. Isso o fará entender que se alguém fala pouco, não significa que exista algo "contra" você.
A sua própria personalidade também será "observada" pelos seus novos pares. Nos primeiros dias aja com naturalidade e esteja focado principalmente no aprendizado, pois sua atividade estará direta ou indiretamente relacionada aos demais profissionais do seu setor e da empresa, de uma forma geral.
 Quem ingressa na organização sempre deseja causar uma boa impressão. Contudo, há quem confunda isso e de tanto se esforçar para agradar aos demais colegas, inclusive ao próprio gestor, passa a ser visto como um bajulador.
 Ao começar uma nova fase profissional e iniciar em uma organização não são raros os casos de alguns "curiosos" cheguem de "mansinho" para conversar com o recém-contratado e tentar conseguir informações pessoais sobre a vida dele. Mesmo que você queira ser simpático, mantenha sua vida pessoal preservada e não se exponha apenas para tentar criar um amigo.
 Da mesma forma que você deve preservar sua vida pessoal, não dê margens para quem chega para repassar um relatório "informal" dos demais colegas de trabalho. As fofocas sempre existirão e ficar atento a elas é prudente e saudável para todos. Seja polido nesse momento e educadamente comece outro assunto que não esteja relacionado à vida dos seus pares.
 As pessoas não precisam e nem devem tentar mudar sua personalidade, pois isso seria pedir que se anulassem. No campo profissional acontece o mesmo: o colaborador precisa ser ele mesmo e não usar de artificialidade. Contudo, é bom lembrar que se adaptar a uma nova realidade é uma competência comportamental indispensável para quem deseja assegurar e melhorar o futuro da própria carreira. Quebrar paradigmas é sinal de maturidade e não de fragilidade.

LARA LUÍZA 830

3 comentários:

  1. Com certeza conhecer a cultura organizacional de uma empresa é o primeiro passo para não se sentir um “peixe fora d´agua”, ela é o espelho do modo de como a empresa é gerida, como ela conduz seus negócios, como administra seus clientes e funcionários, podemos destacar, também, outra forma de se identificar a cultura de uma organização que é através dos hábitos dos próprios colaboradores, uma empresa costuma selecionar pessoas que possuam padrões iguais ou parecidos com os da empresa, que compartilhem dos mesmos pensamentos, crenças e valores e é por isso que encontramos pessoas que consideramos tão parecidas com a empresa em que trabalha. E isso é fato. (Vânia Lúcia - 1457)

    ResponderExcluir
  2. Para conhecer a cultura da empresa é preciso, além de ler o manual, trabalhar pelo menos uns 6 meses na organização. A observação é um bom método de aprendizagem.

    Cecilia C Batista-61

    ResponderExcluir
  3. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo é fundamental que o interessado em concorrer a um cargo dentro da organização esteja disposto a se adaptar a cultura da organização caso contrario, este profissional estará fadado ao fracasso a menos que ele reveja os seus conceitos.

    (Jailson Alves – 174)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.