domingo, 30 de setembro de 2012

Fazer o que se Gosta ou Gostar do que se Faz?

Fazer o que se gosta ou gostar do que se faz? Pode parecer o mesmo, mas é bem diferente. Já santo Agostinho dizia que o segredo de uma vida feliz estava em gostar - e aprender a gostar - de fazer aquilo que se tem que fazer e que é a nossa missão. Quem só faz aquilo de que gosta, limita-se a seguir os seus apetites e fica criança mimada. Nem é feliz, nem se pode contar com ele.

(Padre) Vasco Pinto de Magalhães, in 'Não Há Soluções, Há Caminhos'.

Como seria bom só fazermos aquilo que gostamos, mas infelizmente temos que driblar a vida e as circunstâncias quando não são à  nosso favor ou do jeito que nós queríamos. Até porque não sabemos ao certo o que é bom ou ruim, só sabemos que teremos que viver e pedir a direção de Deus para nos guiar em tudo que formos fazer. Ele nos dará o amor ( sentimento do gostar), ou o aprender a gostar para fazermos bem  e bem feito. Mas se for da vontade dele que façamos aquilo que tanto gostamos ( gostar do que se faz), tomamos posse da benção e fazemos mais bem feito ainda, pois o amor estará em dobro nas nossas ações, faremos com o coração e tudo fluirá mais fácil,até o problemas são mais fáceis de lidar. Mas enquanto isso vamos  aprender a gostar do que fazemos para depois quem sabe, fazermos o que gostamos...
Eis a questão!

Ítala Silva-87

4 comentários:

  1. Esse tema é muito complexo, será realmente possível aprender a gostar de algo que não escolhemos? Ou será que apenas aprendemos a ter mais aceitação e paciência para esperar o que mais desejamos?
    (Ana Carolina)

    ResponderExcluir
  2. Acredito que se as pessoas fizerem somente aquilo que gosta, ficarão um pouco alienada. Aprender a gostar do que somos 'obrigados' a fazer, é necessário para que possamos desenvolver novas aptidões que até então estavam escondidas.
    (Juliane, 815)

    ResponderExcluir
  3. Acho que entre fazer o que se gosta ou gostar do que se faz o que determina na maioria das vezes é a necessidade da pessoa. De fato, não nascemos para fazermos somente aquilo que gostamos, muitas vezes pensamos que seria melhor, mas não é. Fazer somente o que queremos iria nos tornar pessoas alienadas como a Juliane disse em seu comentário anterior. Devemos levar em consideração também que, para conseguirmos fazer o que gostamos devemos na maioria das vezes aprender a gostar do que fazemos primeiro.
    (Maisa- 827)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.