domingo, 30 de setembro de 2012

Líder: O que se perguntar diante do espelho?

O autor Robert S. Kaplan publicou o artigo "O que se perguntar diante do espelho" que foi selecionado para integrar o livro "Rumo à Liderança" elaborado pela Harvard Business Review, a qual selecionou os melhores artigos sobre o tema para elaborar o livro.
Nesse artigo Robert identifica sete áreas para uma auto-reflexão que o líder pode desenvolver para receber feedbacks diretos e honestos. Para avaliar seu desempenhoe se manter no caminho certo, o líder deve assumir um distanciamento crítico e fazer para si próprio algumas perguntas-chave:

1°) Visão e prioridades
  • Com que frequência comunico uma visão para meu negócio?
  • Será que identifiquei e comuniquei de três a cinco prioridades-chave que levem à conquista daquela visão?
  • Se perguntados, seriam meus subordinados capazes de articular a visão e as prioridades?
2°) Gerenciamento do tempo
  • Como estou gastando meu tempo? Esse gasto é coerente com minhas prioridades-chave?
  • Como os meus subordinados estão gastando o seu tempo? Esse gasto é coerente com as prioridades-chave do negócio?
3°) Feedback
  • Será que dou ao meu pessoal feedback direto e objetivo a partir do qual possam agir?
  • Será que disponho de cinco ou seis subordinados juniores que me dirão coisas que eu não quero ouvir, mas preciso ouvir?
4°) Plano de sucessão
  • Será que, lá no fundo da minha consciência, escolhi um ou mais sucessores potenciais?
  • Será que estou fazendo coaching e lhes dando tarefas desafiadoras?
  • Será que estou delegando suficientemente? Terei me tornado um gargalo decisório?
5°) Avaliação e alinhamento
  • Será que a estrutura organizacional de minha empresa ainda se alinha com os fatores-chave determinantes do sucesso do negócio?
  • Se eu tiver de desenhar meu negócio a partir de uma folha de papel em branco, como eu o faria? Como isso diferiria do desing atual?
  • Devo criar uma força-tarefa de subordinados para me responder a essas perguntas e me fazer recomendações?
6°) Liderando sob pressão

  • Que tipos de ocorrência geram pressão sobre mim? Como eu me comporto sobre pressão?
  • Que sinais estou enviando a meus subordinados? Serão esses sinais úteis ou ameaçam o secesso do meu negócio?
7°) Sendo verdadeiro consigo mesmo
  • Será meu estilo de liderança confortável? Ele reflete quem realmente sou?
  • Será que sou suficientemente assertivo ou será que sou hesitante?
  • Será que sou politicamente correto em excesso?
  • Será que a preocupação com minha próxima promoção ou bônus faz que eu me comporte de forma menos agressiva ou que hesite em expressar minhas opniões?
(Ana Carolina,91)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.