quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O que é um processo em Gestão de Pessoas?

A etimologia da palavra processo refere-se a um conjunto sequencial e particular de ações com um objetivo comum. A organização possui diversos processos essenciais para sua sobrevivência, eles são necessários para se ter evolução, é um conjunto de atos, um método que exige técnica para obter resultados satisfatórios.

A área de Recursos Humanos está associada à área que administra a força de trabalho. Mas ela vai muito alem disso. O principal ativo de uma empresa sem duvidas é a sua força de trabalho. É necessária uma boa Gestão de Pessoas para que os colaboradores se disponham a trabalhar em prol da empresa para alcançar os objetivos por ela estabelecidos Universia (2005), ainda destaca que deve ser feito um bom diagnóstico sobre gestão de pessoas na organização. Um levantamento das condições organizacionais que são enfrentadas; planejar os objetivos na área de gestão de pessoas juntamente com os objetivos da organização; avaliar os resultados constantemente. 

Assim na Gestão de Pessoas, é necessário se ter processos, a fim de se atingir os objetivos da empresa quanto a perspectiva de colaboradores. O processo de gestão de pessoas envolve: Processo de Provisão, Processo de Aplicação, Processo de Manutenção, Processo de Desenvolvimento e Processo de Monitoração. Mais conhecidos como:


1. Processos de AGREGAR PESSOAS

Processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.

2. Processos de APLICAR PESSOAS
Processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Inclui desenho organizacional e desenho de cargo, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

3. Processos de RECOMPENSAR PESSOAS
Processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas remuneradas, remuneração e benefícios e serviços sociais.

4. Processos de DESENVOLVER PESSOAS
Processos utilizados para capacitar e incrementar desenvolvimento profissional e pessoas. Incluem treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação e consonância.

5. Processos de MANTER PESSOAS
Processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.

6. Processos de MONITORAR PESSOAS
Processos para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.




Fonte: O processo de gestão de pessoas <http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/os-processos-de-gestao-de-pessoas/519/>

Fernanda M. S. mat.: 845

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.