domingo, 30 de setembro de 2012

Afinal, o que é talento?




Com o mercado de trabalho aquecido, é muito importante para as empresas manterem talentos em seus quadros!!
 Segundo Cíntia Bortotto numa época em que o mercado de trabalho está aquecido, é muito vantajoso para as empresas conseguirem manter em seus quadros talentos. Muito se tem falado disso no âmbito da gestão de pessoas. Mas afinal, o que é um talento?
Talento é tudo aquilo que se faz bem e sem esforço. Em geral, a pessoa caracterizada como um ‘talento' mostra habilidade ou capacidade natural para realizar determinada atividade ou tarefa. Talentos são desejáveis por todas as empresas, porque desempenham muito bem, agregam o valor ao negócio e ainda podem crescer trazendo consigo a história e a cultura da organização. Eles são os futuros líderes.
Mas como reter seus talentos? Seguem abaixo algumas dicas:
1. A alta gestão da empresa deve investir na comunicação e deixar muito clara a visão de para onde o negócio está indo e porquê.
2. Outro ponto é oferecer boas condições de trabalho: ambiente limpo, organizado e cuidado para com o funcionário.
3. Fornecer feedback constante é muito importante.
4. Promover um bom ambiente de trabalho, estimulando a cooperação e as amizades também é fundamental.
5. É preciso estruturar e oferecer programas de desenvolvimento para os gestores e potenciais gestores, com encontros mensais ou bimestrais para elucidar os principais conteúdos de gestão.
6. A empresa precisa fazer com que a remuneração seja pelo menos compatível com o mercado, nunca abaixo.
7. Fomentar a possibilidade de flexibilidade de horário é outro ponto que ajuda na retenção dos talentos.
8. Também é importante estruturar políticas de RH e uma estrutura de cargos e salários que permita que o colaborador perceba a possibilidade de crescimento.
9. Trabalhar o ambiente organizacional e a figura do líder para que seja um gestor de pessoas e consiga inspirar e tirar o que há de melhor de dentro de cada colaborador também é um ponto a se trabalhar.
10. Institua um programa de mentoring, o processo que determina um mentor para cada talento. O mentor pode ajudar o talento a entender melhor as relações organizacionais, interdepartamentais, além de oferecer feedback e favorecer a exposição para seu mentorado.
11. Promova a qualidade de vida. Este é um ponto reverenciado pelos jovens talentos, que querem ser bem sucedidos, mas não abrem mão de outros aspectos da vida.
12. Mostre que a empresa é séria e estável, por mais que se adeque às mudanças do mundo. Empresas com uma cultura ‘do medo' tendem a afugentar os talentos.
SE VOCÊ É GESTOR ANALISE: TEM VALORIZADO OS TALENTOS DE SUA EMPRESA? 
SE É COLABORADOR: VOCÊ TEM DESENVOLVIDO E EXTERNADO SEUS TALENTOS ONDE ATUA?
Lembre-se: Tudo o que merece ser feito, merece ser bem feito!

LARA LUÍZA - 830

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.