domingo, 30 de setembro de 2012

Dilemas X Conflitos na empresa.


Alguns tipos de situação nas organizações que provocam conflitos ou dilemas:

·    Conflito entre autoridade do especialista (conhecimento) e a autoridade administrativa (hierarquia);

·    Dilemas da organização segundo Blau e Scott: dilema entre coordenação e comunicação livre, dilema entre disciplina burocrática e especialização profisssional, dilema entre a necessidade de planejamento centralizado e a necessidade de iniciativa individual; que são manifestações do dilema maior entre ordem e liberdade;

·    Conflitos entre linha e assessoria (staff): derivam basicamente da ambição e comportamento individualista dos altos funcionários de linha; da oferta de serviços de staff para poder justificar sua existência; da dependência da aprovação de funcionários de linha para a promoção para posições mais altas da assessoria ou vice-versa.

Vemos que diariamente as grandes e pequenas   organizações se confrontam com dilemas e  conflitos. Conflito representa um choque de interesses antagônicos e dilema representa uma situação frente a dois interesses inconciliáveis entre si: o atendimento de um impede o atendimento de outro. Para os estruturalistas os conflitos são elementos geradores das mudanças e do desenvolvimento da organização.
Itala Silva-87.
 

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