Alguns tipos de situação nas
organizações que provocam conflitos ou dilemas:
·
Conflito
entre autoridade do especialista (conhecimento) e a autoridade administrativa
(hierarquia);
·
Dilemas
da organização segundo Blau e Scott:
dilema entre coordenação e comunicação livre, dilema entre disciplina
burocrática e especialização profisssional, dilema entre a necessidade de
planejamento centralizado e a necessidade de iniciativa individual; que são
manifestações do dilema maior entre ordem e liberdade;
· Conflitos entre linha e assessoria (staff): derivam basicamente da ambição e comportamento
individualista dos altos funcionários de linha; da oferta de serviços de staff
para poder justificar sua existência; da dependência da aprovação de
funcionários de linha para a promoção para posições mais altas da assessoria ou
vice-versa.
Vemos que diariamente as grandes e pequenas organizações se confrontam com dilemas
e conflitos.
Conflito representa um choque de interesses antagônicos e dilema representa uma
situação frente a dois interesses inconciliáveis entre si: o atendimento de um
impede o atendimento de outro. Para os estruturalistas os conflitos são
elementos geradores das mudanças e do desenvolvimento da organização.
Itala Silva-87.
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