sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Feedback: via de mão dupla. De verdade!


"Muito falamos em feedbacks e o quanto a atual geração demanda por ele. É importante então que o gestor atente-se ao fato e mantenha o canal de comunicação aberta para poder transmitir um feedback sincero, transparente e construtivo. Entretanto para a evolução de um gestor, tão importante quanto transmitir feedback, é recebê-lo de forma mais acurada possível.
O feedback de seus reportes pode lhe ajudar a identificar verdadeiros pontos de atenção e consequentemente torná-lo um líder melhor na visão de seus liderados. É uma situação difícil e por isso é importante transmitir ao seu reporte a liberdade de falar sem retaliação ou algo do gênero. E não esquecer que feedback merece meditação e não contestação!
Nesta hora é que o verdadeiro líder exercita o poder demonstrando que não o usa para dominar e intimidar; o mesmo usado em excesso fecha portas de contribuição dos outros. Exercendo seu poder de forma coercitiva, você elimina o poder de outros. Líderes autênticos usam persuasão para criar consenso. Dividir poder e trazer à tona as melhores qualidades de cada um demonstra a verdadeira capacidade de liderança."
Esse texto foi retirado de um blog muito bom chamado "Sua carreira, sua gestão" de Fernado Mantovani, e como nas aulas passadas foi bem citados os temas liderança e feedback, achei bem legal colocar um texto que juntaria as duas situações.
Mas o que podemos ver nesse texto em foco é que o feedback não é bom apenas para o gestor ou para o quem está sendo perguntado, mas para os dois lados da moeda.
Portando o feedback tem que ser passado de uma maneira cautelosa para que não haja receio de respostas e ele exige respostas sinceras para que o gestor possa estar a parte da situação e tentar resolve- las juntos.
(Leonardo Fonseca- 825)

2 comentários:

  1. Às vezes é difícil dizer ou ouvir a verdade pois ela pode ferir o sentimento humano, porém, a falta de esclarecimento camufla o problema. Para ser retroativo, o feedback precisa ser verdadeiro, caso contrário será inútil. (Ana Carolina, 91)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.