Vi essa reportagem no site da revista VOCÊ S/A, achei muito interessante e pensei em compartilhar com vocês. É normal encontrarmos vários tipos de funcionários nas empresas nas quais estamos trabalhando. E essa reportagem mostra os 5 tipos mais comuns desses profissionais e dá dicas de como lidar com esses "difíceis"colegas de trabalho.
Impositivo
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Inflexível: nunca abre mão de sua vontade.
Autoritário: usa o poder como argumento.
Agressivo: intimida os colegas.
Egoísta: ignora opiniões, sentimentos e necessidades alheias.
Destrutivo: faz críticas depreciativas.
Antipático: tem dificuldade de se relacionar.
COMO LIDAR: Seja assertivo e diga claramente e com firmeza o quanto aquele comportamento agressivo o incomoda e como você quer ser tratado. Além disso, procure entender qual é o motivo da agressividade para deixá-lo seguro e sem necessidade de agredir. Certamente ele vai confiar mais em você e a comunicação será mais tranquila.
Inflexível: nunca abre mão de sua vontade.
Autoritário: usa o poder como argumento.
Agressivo: intimida os colegas.
Egoísta: ignora opiniões, sentimentos e necessidades alheias.
Destrutivo: faz críticas depreciativas.
Antipático: tem dificuldade de se relacionar.
COMO LIDAR: Seja assertivo e diga claramente e com firmeza o quanto aquele comportamento agressivo o incomoda e como você quer ser tratado. Além disso, procure entender qual é o motivo da agressividade para deixá-lo seguro e sem necessidade de agredir. Certamente ele vai confiar mais em você e a comunicação será mais tranquila.
situações e dizendo
coisas desagradáveis.
Pessimista: não se entusiasma com mudanças e
Pessimista: não se entusiasma com mudanças e
sempre
acha que nada vai
dar certo.
Insatisfeito: sempre reclama da situação na empresa
Insatisfeito: sempre reclama da situação na empresa
e das
injustiças que sofre.
Folgado: dá um jeito de livrar-se das piores tarefas.
COMO LIDAR: Não alimente a insatisfação das vítimas com comentários negativos sobre a empresa, o trabalho, os colegas e o chefe. Quando elas reclamarem, estimule-as a resolver o problema com a pessoa envolvida na situação que as incomoda.
Folgado: dá um jeito de livrar-se das piores tarefas.
COMO LIDAR: Não alimente a insatisfação das vítimas com comentários negativos sobre a empresa, o trabalho, os colegas e o chefe. Quando elas reclamarem, estimule-as a resolver o problema com a pessoa envolvida na situação que as incomoda.
excessivo vigor.
Do contra: sempre discorda da opinião do
Do contra: sempre discorda da opinião do
outro para mostrar
que tem razão.
Arrogante: faz muitas objeções e dá a impressão
Arrogante: faz muitas objeções e dá a impressão
de que quer
prejudicar o colega.
Egocêntrico: tem dificuldade de ouvir, só concordando
Egocêntrico: tem dificuldade de ouvir, só concordando
se o argumento do
colega tiver respaldo
em fatos e, claro,
concordar com ele.
COMO LIDAR: Antes de dizer suas ideias, escute com atenção tudo o que ele tem a dizer. O dominador precisa sentir que suas ideias foram ouvidas. Quando for conversar com ele, esteja preparado com dados convincentes.
COMO LIDAR: Antes de dizer suas ideias, escute com atenção tudo o que ele tem a dizer. O dominador precisa sentir que suas ideias foram ouvidas. Quando for conversar com ele, esteja preparado com dados convincentes.
colega, buscando
aprovação.
Permissivo: evita confrontos e se mostra
Permissivo: evita confrontos e se mostra
amável e extremamente
colaborador.
Desorganizado: não sabe dar limites e se perde
Desorganizado: não sabe dar limites e se perde
em suas
atribuições.
Hesitante: não se posiciona em momentos importantes,
Hesitante: não se posiciona em momentos importantes,
não dá ideias, não
antecipa problemas.
Duvidoso: não assume responsabilidades — nem pessoais nem no trabalho.
COMO LIDAR: Estimule a participação dos passivos, pedindo opiniões e fazendo perguntas para que se posicionem e assumam responsabilidades em relação ao trabalho.
Duvidoso: não assume responsabilidades — nem pessoais nem no trabalho.
COMO LIDAR: Estimule a participação dos passivos, pedindo opiniões e fazendo perguntas para que se posicionem e assumam responsabilidades em relação ao trabalho.
dos outros para subir
na carreira.
Desonesto: finge amizade e colaboração para obter
Desonesto: finge amizade e colaboração para obter
a confiança
do colega e, assim,
conhecer as suas
fraquezas para usá-las
a seu favor.
Desleal: oferece ajuda para demonstrar a
Desleal: oferece ajuda para demonstrar a
fraqueza do colega,
sempre em público.
Egoísta: não tem intenção honesta de ajudar o outro.
Bajulador: quando precisa de algo ou de alguém,
Egoísta: não tem intenção honesta de ajudar o outro.
Bajulador: quando precisa de algo ou de alguém,
acha que tem
de seduzir, massageando
o ego do outro.
COMO LIDAR: Registre tudo o que foi discutido e sempre peça fatos e dados que comprovem aquilo que o manipulador diz.
COMO LIDAR: Registre tudo o que foi discutido e sempre peça fatos e dados que comprovem aquilo que o manipulador diz.
Vou deixar um link aqui para quem tiver interesse em saber qual é seu perfil de funcionário e ler assuntos relacionados: http://vocesa.abril.com.br/guias/perfil-profissional/index.shtml
Fonte:
http://vocesa.abril.com.br/galerias/carreira/5-tipos-de-profissionais-dificeis-de-lidar/?Impositivo
http://vocesa.abril.com.br/galerias/carreira/5-tipos-de-profissionais-dificeis-de-lidar/?Impositivo
( Maisa - 827 )
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